Saúde Pública

Pragas urbanas existem em todo tempo e é sempre catastrófico conviver com elas, principalmente no verão, quando elas se proliferam e intensificam os ataques. Alguns dados acerca do assunto em pauta foram levantados para você que tem a preocupação constante de zelar pela saúde e qualidade de vida, tento no convívio familiar, quanto no social. Tudo o que você precisa saber sobre a barata, a formiga e o rato e a forma mais adequada de exterminá-los.

As principais pragas...
Alguns insetos despertam nojo, outros aflição e há os que despertam medo. Mas, uma coisa eles têm em comum, transmitem doenças. A barata é responsável pela transmissão de doenças gastrointestinais, alergia, toxoplasmose e até hepatite B, pois ela transporta bactérias, fungos e parasitas. A formiga responde pela transmissão de doenças bacterianas e as causadas por fungos (diarréias, problemas de pele, terçol, erisipela, escarlatina e outras); nos hospitais há um controle rigoroso com relação a elas, pois as formigas são agentes de contaminação. E os ratos , ratazanas e camundongos podem causar entre outras doenças, a leptospirose, tifo, peste bubônica, sarnas, micoses e nefrite epidêmica, entre outras. A presença destas indesejáveis pragas se deve muitas vezes pelas condições fornecidas pelo próprio homem e, portanto cabe a nós avaliarmos e cuidarmos do nosso meio ambiente.

Combatendo as pragas...
Insetos e roedores não escolhem somente o ambiente doméstico para atacar. Proliferam também pelas escolas, hospitais, restaurantes e condomínios, por exemplo. E o que se deve fazer para combatê-los?

De acordo com o engenheiro agrônomo, da divisão Cuidados Domésticos (Marca Colosso) da Ourofino, Davi Mitt, que há quase 20 anos atua na área, “o aerosol é somente um chinelo químico muito eficiente na hora em que aparece o inseto, pois a pessoa se livra do problema de imediato, contudo as infestações prosseguem. As ninfas das baratas continuam em desenvolvimento, assim como as larvas das formigas e as suas operárias e rainhas”, explica ele.

É importante saber que estas pragas urbanas vivem em comunidade. Você mata apenas uma, de muitas que permanecem no ninho, daí a importância de exterminá-las na comunidade.

“De certa forma, o consumidor já está mudando seu conceito e entendendo que é necessário eliminar os insetos no ninho. O uso racional do combate às pragas entendendo o comportamento delas é que traz eficácia. Portanto, a procura pelos géis tem sido muita. O gel é muito eficiente e seguro, porque possui um princípio ativo de ação lenta e de baixa toxidade, que permite que o produto seja levado para dentro do ninho, seja no caso da formiga ou da barata, combatendo o inseto no seu ambiente”, justifica Davi. Além disso, o produto não agride o ambiente, não tem cheiro, não provoca irritação, não suja, é eficiente atacando os insetos na comunidade e sua aplicação é muito fácil.

Cuide do seu ambiente
Cuidar do ambiente também ajuda a manter os insetos um pouco afastados.

Veja algumas dicas:
Acondicione o lixo em locais adequados;
Mantenha os ralos e as caixas de gordura, limpos;
Não deixe restos de alimentos espalhados, nem migalhas no chão;
Tampe as frestas e buracos nos azulejos;
Observe sempre as frestas dos armários da cozinha e banheiros.

(Fonte: Veiculado no Jornal Plantão Saúde)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br






Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais