Os esgotos e o lixo são partes dos resíduos que são eliminados em nossa vida diária. Eles podem ser doméstico ou industrial.

Esgotos domésticos...
São aqueles formados pela utilização da água para fins domésticos, como a lavagem de roupa, de utensílios de cozinha e de pisos, banho, descarga de vasos sanitários, entre outras.

Esgotos não domésticos...

São constituídos pelas águas provenientes das atividades industriais e comerciais de grande porte, tais como shoppings, petroquímica, siderúrgicas, indústrias, têxteis, matadouros, cervejarias, entre outras.

Acompanhe uma série de questões que podem esclarecer o processo...

Como se forma o esgoto?
Quando você abre uma torneira de pia ou de chuveiro, ou aciona a descarga, está iniciando a formação de esgotos. Essas águas, ainda dentro do imóvel, passarão por tubos e cairão em caixas de concreto. Depois serão canalizados até as ruas, onde encontrarão tubos com diâmetros maiores, poços de inspeção e de visita que vão dar em tubulações grandes, chamadas de coletor tronco e interceptor. Os interceptores levam os esgotos até uma Estação de Tratamento, para serem tratados e poderem ser lançados em rios,lagos ou no mar.

Onde não existe saneamento?
Nos bairros onde existem esgotos ao ar livre ou fossa, o mau cheiro e a sujeira, juntamente com o lixo, favorecem a reprodução de ratos, baratas e muitas bactérias prejudiciais à nossa saúde.

O que acontece?
O resultado é um aumento de doenças como verminose, hepatite, barriga d’água, cólera e muitas outras. E, por isso, a mortalidade infantil também é muito maior nesses locais.

Qual a solução?
O Governo do Estado, que pensa no bem-estar e na saúde da população, estabeleceu metas para a Secretaria de Energia, Recursos hídricos e Saneamento para resolver esses problemas. Com a ajuda de todos, minimizando lançamentos irregulares nas redes existentes, poderemos cumprir essas metas e atender com coleta e tratamento de esgoto, além de água potável.

Onde é o lugar do lixo?
Não jogue lixo ou outros detritos, tais como produtos inflamáveis, papel higiênico, absorventes, preservativos, pó de café, restos de comida, pontas de cigarro, areia, fios de cabelo nos ralos, pias e bacias sanitárias, pois danificam e entopem as redes de esgoto, além de gerar problemas a você e seus
vizinhos. Nos bairros onde existem esgotos ao ar livre, ou fossa, o mau cheiro e a sujeira, juntamente com o lixo favorecem a reprodução de ratos, baratas e muitas bactérias prejudiciais à nossa saúde.

O que fazer com as águas da chuva?
As águas pluviais (das chuvas) não devem ser ligadas na rede coletora de esgoto, pois têm grande volume, podendo obstruir e danificar as redes de esgoto. Este entupimento ou obstrução muitas vezes provoca refluxo de esgoto pelos ralos e pios dentro das moradias. Estas devem ser encaminhadas adequadamente para a guia da rua ou para a s galerias de águas pluviais.

(Fonte: SABESP)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br




Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais