Meio ambiente

A coleta seletiva da Prefeitura, executada de segunda a sábado, uma vez por semana, em cada bairro da área insular de Santos, faz parte do programa Lixo Limpo, gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente e realizado pela Prodesan. Implementado em maio de 1990, consiste em selecionar materiais considerados recicláveis na própria fonte geradora, a população, que pode colaborar separando no lixo doméstico o material reciclável do orgânico. Os materiais que devem ser separados para reciclagem são metais, plásticos, vidros e papéis.

Os metais são latas de refrigerante e cerveja, de conservas, arames, fios, pregos, panelas e utensílios de ferro. Os plásticos: potes de todos os tipos, sacos de supermercado, embalagem para alimentos, vasilhas, recipientes, vasilhames (PET) de refrigerante, água e suco, artigos domésticos e sacos de leite. Também devem ser separados vidros quebrados, garrafas de refrigerante, cerveja, suco, água, vinho e bebias alcoólicas, potes de produtos alimentícios, frascos de medicamento e perfumaria, sem esquecer de embalar esse tipo de material a fim de garantir a segurança dos coletores.

Entre os papéis a serem coletados estão jornais, folhas usadas e de rascunho, cartões, envelopes, revistas, papel de computador, papelão, formulários, embalagem longa vida e de ovos.

Saúde mental
Os materiais para a reciclagem são recolhidos e posteriormente encaminhados à Usina de Separação, localizada no bairro da Alemoa, sob responsabilidade da Prodesan. A separação é realizada por usuários do Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, e ex-catadores do Aterro Controlado da Alemoa (atualmente desativado). Essa ação social beneficia esses trabalhadores com ajuda de custo, cesta básica, vale-transporte, café da manhã, almoço e lanche.

A Secretaria de Meio Ambiente, cujo objetivo é a melhoria constante da qualidade ambiental da Cidade, está desenvolvendo estudos a fim de aperfeiçoar o atual sistema de coleta seletiva.

Para maiores informações e também agendar palestras, os munícipes devem entrar em contato pelo telefone 3226-8080, no horário comercial.

(Fonte: Veiculado no Diário Oficial de Santos, em 19/04/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociação coletiva encerrada para a base territorial de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba 2024/2025

+

Leia mais

Negociação coletiva encerrada para a base territorial de Ilhabela

+

Leia mais

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais