Meio Ambiente

Produto, que antes era despejado na areia da praia, agora é trocado por detergentes e água sanitária.

O óleo usado em frituras nas barracas de praia de Santos – que antes era despejado na areia, contaminando o meio ambiente – está sendo usado, desde ontem, para a fabricação de produtos de limpeza.

A idéia, lançada pela Secretaria municipal de Esportes (Semes), a partir de uma proposta do presidente da Câmara de Santos, Marcus de Rosis (PMDB), ganhou a adesão dos barraqueiros por causa do incentivo dado: cada litro de óleo usado recolhido será trocado por cinco litros de produtos de limpeza – de detergentes à água sanitária – oferecidos por uma empresa paulistana.

Segundo Ricardo Cavallini, chefe do Departamento de Equipamentos da Semes, a Prefeitura procurou na Cidade e na região empresas interessadas em recolher e processar esse óleo residual.

Como nenhuma se interessou, dói selecionada a Costacoi, empresa da Capital que recupera e beneficia óleo e gordura de frituras, utilizando esses resíduos para fabricar produtos de limpeza.

A contratação foi definida no dia 9. A Semes distribuiu galões, na sexta-feira, em todas as barracas de praia para o depósito de óleo usado.

Ontem, aconteceu o primeiro recolhimento de parte do material acumulado pelos barraqueiros. A partir de agora, a troca ocorrerá a cada 15 dias, tempo suficiente para o movimento de cada barraca encher o galão de 20 litros.

O resíduo é usado pela Costacoi para fabricar os produtos de limpeza que revende ao mercado.

Segundo Cavallini, a iniciativa deverá ser estendida a outros estabelecimentos comerciais, como pastelarias, restaurantes e até mesmo Condomínios.

O presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon), Rubens Moscatelli, destacou os benefícios da reciclagem do óleo de cozinha mediante a parceria firmada com a empresa paulistana.

“Além de reduzir o impacto do dano ambiental, a reciclagem proporciona um ganho econômico imediato”.

Cavallini está na expectativa de que o vereador Marcus de Rosis proponha e consiga aprovar na Câmara de Santos um projeto de lei que estenda a toda a população que desejar participar do programa o benefício da troca do óleo vegetal usado por produtos de limpeza.

A iniciativa deve abrir caminho para atrair para a Cidade empreendedores que queiram prestar serviços semelhantes aos da Costacoi.

(Fonte : Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 13/05/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais