Os testes e a coleta de amostras do líquido utilizado acontecerão nos próximos seis meses. Dependendo do resultado, a experiência poderá ser repetida nos chuveiros da orla.O anúncio coincide com a notícia de prolongamento do período de estiagem, que fez com que a Sabesp decretasse estado de atenção. Todos os mananciais da Baixada Santista estão com produção abaixo da média e poderá haver falta d’água nas cidades da região.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) indicam que a cidade permanecerá com o tempo ensolarado até amanhã. Há alguma possibilidade de chuvas somente no sábado, mas sem grande intensidade. A temperatura máxima deve oscilar entre 27 e 29 graus e a umidade relativa do ar deve girar em torno de 60%.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Rodrigues Corrêa, o projeto piloto consiste na instalação de um chuveiro no interior do Jardim Botânico, com um reservatório subterrâneo onde a água reutilizada será decantada.

Periodicamente, a água será coletada para análise laboratorial. Dependendo do resultado obtido, o laudo será enviado para a Cetesb para atestar a viabilidade do projeto.

A proposta só não foi implantada na orla por falta de recursos financeiros. “A Cetesb fez uma série de exigências, como a colocação de filtros, que acabaram encarecendo muito o custo final. Esse piloto tem o objetivo de mostrar para o órgão estadual que é possível realizá-lo sem todo aquele aparato exigido”.

Corrêa lembrou que o prefeito João Paulo Tavares Papa determinou que todos os projetos futuros de obras passem a contemplar equipamentos para racionalizar o consumo de água, como tanques de captação de água de chuva para fins de limpeza.

Biodegradável
Enquanto a Prefeitura faz experiências para tentar economizar o consumo, alguns já começam a colocar em prática iniciativas de cunho ambiental. O Posto Clean Car, na esquina da Rua Luiz Faria com o canal 3, no Gonzaga, instalou tanques de decantação e reaproveitamento da água utilizada no lava - rápido do estabelecimento.

Sócio do posto, Pablo Esteves conta que o processo só dá certo porque os produtos de limpeza usados não são biodegradáveis. “Caso contrário, a decantação não surtiria efeito”.

Além disso, o posto conta com tanques de captação de água de chuva, que também podem ser usados para fins de limpeza. “E a economia proporcionada foi de 30% no valor da conta”.

Destaques
Consumo doméstico
Em uma residência, os chuveiros respondem por 26% do consumo de água, podendo alcançar a medida de 35%. Os vasos sanitários, em média, representam 17% do consumo, chegando a 25%. Em um edifício residencial convencional, os sanitários consomem aproximadamente 70% de toda a água, encarecendo os custos do Condomínio.

Escassez mundial
Dados divulgados durante o World Water Week, evento realizado em Estocolmo, na Suécia, pela Organização das Nações Unidas (ONU), indicam que a falta d’água atingirá 1,8 bilhão de pessoas até o ano de 2005.

(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 11/10/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais