Prédios novos com apartamentos de mais de três banheiros deverão ter os painéis solares. Quem já usa essa tecnologia garante que a economia vale a pena. 

O sol forte que eleva a temperatura em São Paulo esquenta o banho dos moradores de um prédio. Instaladas no telhado, 34 placas solares captam a energia que aquece a água dos chuveiros de 42 apartamentos. 

“Como o gás começou a ficar muito caro, nós resolvemos implantar o sistema solar e obtivemos uma economia na ordem de 50%”, afirma o síndico Samir Somessari. 

O sistema foi implantado há seis anos. É um modelo híbrido que não eliminou a opção a gás, mas agora ele só é usado quando está frio ou nublado. Outra vantagem deste sistema é que, ao contrário de alguns equipamentos que obrigam o consumidor a abrir a torneira e deixar a água sair por um bom tempo, ela aquece rapidamente. A temperatura da água chega a 45ºC. 

A cidade, que vive sob uma intensa camada de poluição procura compensar os danos que faz ao meio ambiente. 

“Diminui a emissão de gás do efeito estufa. Chega! Pelo amor de Deus! O Brasil, comparado com Alemanha e Suécia, foi aquinhoado com essa vastidão de energia solar totalmente limpa e gratuita e continua dormindo em berço esplêndido”, afirma o diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Carlos Alexandre Cella. 

O engenheiro elétrico e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Augustin Woelz, que faz parte de uma organização não-governamental, acredita que a adesão aos aquecimentos solares será rápida. 

“Daqui a três ou quatro anos, todos terão isso aí. Ele vai ter economia para os próximos 50 anos. Vale a pena sempre. A questão é só que a lei obriga e ninguém gosta disso, mas essa obrigação vai virar um fato natural. Daqui a muito pouco tempo, todos vão querer ter seu aquecedor solar, sim”, prevê o professor. 

A instalação de painéis solares não é barata, mas, com a economia na conta de luz, o investimento costuma compensar, principalmente em condomínios. 

(Fonte: Globo.com)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br






Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais