Rebimboca da parafuseta 

Como saber se a oficina do seu carro não agride o meio ambiente

Quer um exemplo de como o impacto de seu carro no meio ambiente é parte de uma questão complexa? Basta dizer que todo o esforço de quem usa racionalmente seu automóvel pode ser praticamente anulado pela própria oficina que faz a manutenção do carro. Isso porque tão importante quanto deixá-lo em dia com o meio ambiente é fazê-lo em uma oficina que se preocupa em usar técnicas adequadas para eliminar ou minimizar seu impacto ambiental. 

Com a ajuda do coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi Brasil, Emerson Feliciano, listamos algumas das boas práticas que sua oficina de confiança deve ter.

Descarte adequado
Como nada é mais corriqueiro em uma oficina que a substituição de peças, é fundamental que seja feita a separação dos materiais descartados. Além de identificar o que é metal, borracha e plástico, é preciso estar atento a resíduos tóxicos nas peças ou recipientes. Os frascos de óleo, por exemplo, devem ser esvaziados antes de ir para o lixo.

Em algumas situações, a oficina pode evitar o descarte desnecessário de peças. É o caso, por exemplo, da reparação de pára-brisas, técnica que recupera pequenas avarias no vidro e evita a substituição da peça.

Material tóxico
Um dos grandes problemas a serem resolvidos pelas oficinas é o que fazer com seus resíduos tóxicos. Restos de óleo, combustível, solventes e outros fluidos não devem ser jogados no esgoto, sob risco de contaminarem rios e outros cursos dchr39água. Alguns resíduos, como o thinner sujo e o líquido de arrefecimento retirado do radiador, podem ser reciclados pela própria oficina, com técnicas relativamente simples. O que não pode ser reciclado deve ser entregue a um serviço especializado de coleta.



Funilaria e pintura
As oficinas de funilaria e pintura também podem aprimorar suas técnicas para obter um trabalho de maior qualidade e de menor impacto ambiental. É recomendável, por exemplo, que a oficina adote o processo de lixamento a seco, que além de oferecer resultados melhores não contamina o ambiente de trabalho, como no lixamento a água. A oficina deve ter também uma cabine de pintura, envolta com filtro que impede que a poeira e a tinta sejam dispersos no meio ambiente. O uso de pistolas de pintura do tipo HVLP (de alto volume e baixa pressão), que concentram a aplicação da tinta somente nos pontos desejados, também evita que os resíduos químicos sejam dispersos no ar.

(Fonte: Veiculado na Revista Quatro Rodas, em Janeiro/2008)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br





Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais