Com uma alimentação à base de verduras, legumes e frutas é possível conquistar um bronzeado sem deixar de proteger a pele com filtro solar, imprescindível principalmente nesta época de verão, quando os termômetros disparam. "Esses alimentos são ricos em betacaroteno, que é um antioxidante com capacidade de se converter em vitamina A em nosso organismo. Quando isso acontece, auxilia na recuperação da pele e formação de melanina, protegendo-a e conferindo um tom bronzeado", esclarece a nutricionista Vanessa L. Santos.

A vitamina A e o betacaroteno são encontrados nos alimentos amarelos ou alaranjados, como o mamão, melão, abóbora, cenoura, batata doce, tomate. Além deles, folhas verdes escuras, como a rúcula, couve e espinafre, também são ricos nessas substâncias.

Segunda Vanessa Santos, uma forma atrativa de fazer uso desses alimentos no verão é consumi-los frescos, em forma de saladas e sucos nas refeições."Vale lembrar que só o consumo desses alimentos não é suficiente para proteção dos raios solares e bronzeamento. É importante fazer uso de protetores solares indicados por um dermatologista".

A nutricionista explica que para obter um tom dourado na pele é importante consumir as frutas, verduras e legumes dentro das porções recomendadas na pirâmide alimentar, que é um guia de consumo saudável, onde constam os alimentos que devem ser ingeridos em maior e menor proporção de forma benéfica à saúde.

"De acordo com a pirâmide alimentar, devemos comer porções diárias dos diferentes grupos de alimentos. No caso de frutas, onde algumas são fontes de betacaroteno, de 2 a 4 porções por dia; já os vegetais, que inclui a cenoura por exemplo, de 3 a 5 porções diárias".

Mas, como em tudo, é preciso moderação. Nada de consumir em excesso para acelerar o bronzeado, pois o efeito pode ser contrário. "Em caso de superdosagem do betacaroteno o organismo só irá converter em vitamina A se houver necessidade, do contrário fica armazenado, gerando uma coloração amarelo-alaranjada, principalmente na palma das mãos e olhos", adverte Vanessa.

Esta é uma época em que muita gente entra em férias, o que, para a psicóloga Flávia Leão Fernandes, é uma necessidade orgânica, primordial para a manutenção da saúde física e mental e para o bom rendimento intelectual. "Há pessoas que passam anos sem fazer uma pausa para o descanso e o lazer, e acabam adoecendo porque o cansaço muitas vezes é somatizado".

Para aproveitar bem o descanso, é importante planejar a duração e o roteiro das férias. "O organismo demora algum tempo para adaptar-se ao ritmo das férias, por isso o ideal é que esse período seja no mínimo de duas a três semanas. Fica difícil descansar apenas em cinco dias de folga. Além disso, a pessoa aproveitará melhor se sair da cidade onde mora e trabalha. Se tiver condições, deve ir para outro lugar".

Flávia Fernandes lembra que é preciso aprender a dar-se o direito de simplesmente descansar. "Atividades como esporte, ouvir música, assistir a um filme, sentar na areia e apreciar o mar ativam áreas do cérebro ligadas à criatividade. Um cérebro descansado é mais produtivo e deixa a pessoa mais feliz".

A dieta balanceada e os exercícios físicos não devem ser esquecidos porque se entrou de férias. "Refeições leves e variadas reduzem o cansaço e a ansiedade, além de reparar os danos causados ao organismo pelos radicais livres. Os exercícios devem ser adequados ao momento, com o objetivo de produzir bem-estar e relaxar o corpo e a mente. Atividades simples como caminhada e alongamento são bastante eficazes para aliviar tensões físicas e mentais. O fundamental durante as férias é desligar-se das preocupações e desacelerar a mente", recomenda.

Símbolo da fertilidade e vitalidade, a fruta originária do Oriente Médio costuma aparecer no mercado nesta época de festas para atender costume de muitos brasileiros de usá-la para enfeitar a mesa na virada de ano. Mas, além dos poderes que lhe são atribuídos, a romã possui substâncias antioxidantes e antiinflamatórias que, segundo estudiosos, ajudam no tratamento de várias doenças.

Dicas para curtir o verão com segurança:
- Evite piscinas com muita gente e locais de aglomeração, que são propícios à transmissão de conjuntivite e outras doenças. Evite também coçar os olhos. As mãos devem ser lavadas com freqüência;

- Tome cuidado com vasos de plantas e calhas, lugares prediletos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. Preencha os pratinhos dos vasos com areia, coloque as garrafas com a boca para baixo, desobstrua calhas e mantenha as caixas-dchr39água fechadas;

- Faça esforço físico só em horários especiais. Em época de verão e dias quentes, a dica é evitar exercícios no horário de almoço, por volta do meio-dia. Jogar, correr ou caminhar na praia, somente de boné ou chapéu e quando o sol permitir, preferencialmente até as 10h ou após as 17h. E não esqueça de aplicar protetor solar;

- Opte por alimentação leve. Prefira frutas, saladas e sorvete. E modere o consumo de bebidas alcoólicas. Além do alto risco de acidentes, o álcool aumenta os registros de agressões e brigas;

- Use roupas folgadas, de tecidos leves e claros. Roupas apertadas e com tecidos escuros dificultam a transpiração e retêm o calor excessivo do corpo;

- Beba muito líquido, especialmente água e bebidas isotônicas, ideais para recuperar os sais minerais;

- Evite matas e montanhas, que podem ser focos de leishmaniose, febre amarela e malária. Evite também caminhadas ecológicas sem proteção contra picadas de insetos. E vale lembrar que a vacina contra febre amarela está disponível nos postos de saúde.

(Fonte: Secretaria de Saúde de São Paulo - Veiculado no Jornal da Orla, em 30/12/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br

 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais