Assuntos abordados:

* Desvio de uso da unidade autônoma. Desvio de uso do imóvel e descumprimento das regras da convenção e da especificação do          condomínio – conseqüências e formas de solução.

* Manutenção e conservação do condomínio. Como planejar e contratar as prestações de serviços necessárias ao edifício. O que não deve ser feito e conseqüências da má contratação e execução.

* Manutenção das áreas privativas das unidades autônomas. Quem responde pela manutenção de sacadas e áreas de cobertura privativa?

* Execução de obras no edifício e o acompanhamento do andamento das mesmas. Quem responde pela contratação de empresa para conservação? É possível responsabilizar apenas o síndico?

 

Will Taha – Centro (São Vicente):
Pergunta
: Festas em condomínios podem ir até que horas? O síndico deve ser avisado para organizar a entrada dos convidados no condomínio?
 Dr. Rubens Moscatelli: Se o condomínio possuir salão de festas a única forma de participação do síndico será no sentido de tomar conhecimento de quem sejam os responsáveis pela confraternização, já que caberá ao condômino interessado a responsabilidade que o comparecimento e a presença de qualquer pessoa ao evento.


Ivo Antonio – Centro (São Vicente):
Pergunta:
Parabéns ao programa e ao Rubens pelos esclarecimentos. Qual o indexador correto para o cálculo dos condomínios?
 Dr. Rubens Moscatelli: Obrigado pelos elogios. A convenção é que irá determinar qual o índice correto para esse tipo de atualização. Contudo, normalmente se utiliza aquele divulgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Zilda Melo – Embaré (Santos):
Pergunta: Em um condomínio residencial a partir de que horas podem ser iniciados os trabalhos de reforma? O síndico pode determinar isso?
 Dr. Rubens Moscatelli: A convenção e o regulamento interno determinam esses horários. O síndico deve sempre cumprir e fazer cumprir a lei, a convenção e o regimento interno do condomínio.


 André Cavalero – São Vicente:
Pergunta: O morador de um condomínio pode ocupar a vaga da garagem para guardar um Jet-Ski ou pequeno barco?
 Dr. Rubens Moscatelli: A vaga de garagem no condomínio é destinada apenas aos veículos terrestres. Assim, nem o Jet-Ski nem o pequeno barco poderão ser guardados nesse espaço.

 
Anderson Luiz – Parque São Vicente (São Vicente):
Pergunta: Com os novos condomínios, que possuem quadras, piscinas, academias etc., como deverá ser a cobrança do condomínio?
Dr. Rubens Moscatelli: Nos novos empreendimentos a disponibilização desses serviços equipamentos tem sido cada vez maior. Por outro lado, também é comum que alguns serviços disponibilizados tenham cobrança em separado, ou seja, apenas aqueles que efetivamente fizerem uso do produto  ou do serviço é que pagam.

 

Carlos Lima – Santos:
Pergunta
: O síndico deve interferir junto a um morador que não concorda com a modernização do sistema hidráulico do edifício, pois não concorda em quebrar as paredes de seu imóvel?
Dr. Rubens Moscatelli: A intervenção do síndico e dos demais condôminos sempre é muito importante nesse caso, pois se as instalações hidráulicas do edifício como um todo forem objeto de modernização caberá ao condomínio arcar com a recomposição de cada uma das unidades autônomas.

 

Rafael S. Leite – Parque Continental (São Vicente):
Pergunta:
Um condomínio residencial pode abrigar empresa em uma de suas unidades? O morador pode transformar o apartamento em escritório?
Dr. Rubens Moscatelli: Se o condomínio for estritamente residencial não será possível nem a instalação de uma empresa e nem um escritório.

 Ivone Penha – Boqueirão (Santos):
Pergunta:
A instalação de equipamento de segurança nos condôminos como: cerca elétrica, ou do tipo de espetos, necessita de licença?
Dr. Rubens Moscatelli: Nos condomínios de Santos no que se refere às cercas elétricas sempre será necessária a obtenção de licença emitida pela Prefeitura, em virtude de obrigatoriedade contida em legislação municipal.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais