Com o objetivo de dar segurança às pessoas e às instalações elétricas, a implantação do padrão brasileiro de plugues e tomadas é uma luta antiga, que teve início há mais de uma década. O processo seguiu todos os trâmites legais e necessários e envolveu discussões com todo o setor relacionado (entidades, fabricantes, consumidores, centros de pesquisa, organismos de certificação e concessionárias de energia elétrica, entre outros) até a publicação da Resolução pelo CONMETRO, em dezembro de 2006.

A primeira etapa de implantação foi em agosto de 2007, quando os plugues de 2 pinos desmontáveis (em desacordo com a norma ABNT NBR 141362) deixaram de ser comercializados por fabricantes e importadores. Agora são os plugues de dois pinos não-desmontáveis e as tomadas móveis de 2 contatos (desmontáveis ou não) que deverão deixar de ser comercializados, por fabricantes e importadores, a partir de 1º de janeiro de 2008.

É importante deixar claro que a tomada padrão, com sua nova geometria, garante aos consumidores mais segurança, cumprindo sua motivação primordial e atendendo também a obrigatoriedade do fio terra

(Fonte: Veiculado no Site Programa Casa Segura)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais