A Secretaria Municipal de Saúde  vai mobilizar os santistas, nos meses de agosto e setembro, para que participem da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. O objetivo é imunizar, de 9 de agosto a 12 de setembro, 131 mil pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. 

E o Sicon não podia ficar fora desta campanha.  No dia 26 de agosto, das 13h30 às 16h30, moradores do bairro Encruzilhada poderão tomar a vacina na sede do Sicon,  em Santos (Av: Conselheiro Nébias, 472).

A vacina dupla viral (contra a rubéola e o sarampo) deve ser aplicada mesmo nas pessoas que já receberam doses anteriores ou já tiveram alguma das doenças. A campanha pretende eliminar a rubéola do país. No ano passado foram registrados mais de 8.400 casos da doença, em 20 dos 27 estados brasileiros. Só no Estado de São Paulo foram 1.620 casos.

GESTAÇÃO
As únicas pessoas que não devem tomar a vacina são as mulheres grávidas. O principal risco da rubéola durante a gravidez é a transmissão do vírus para o feto, o que pode originar a Síndrome da Rubéola Congênita. A doença é capaz de provocar danos na visão, na audição e nas funções cerebrais do bebê.

DOAÇÃO DE SANGUE
Quem é doador de sangue deve primeiro fazer a doação e depois receber a dose contra a rubéola. Já quem precisa tomar a vacina contra a febre amarela, por motivo de viagem para área endêmica, deve primeiro tomar a da rubéola e, somente após 28 dias, receber a da febre amarela. Agora, se já recebeu a da febre amarela basta respeitar o intervalo de um mês.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais