(imagem: site Poupatempo)

“De todos os Poupatempo do estado que eu conheço, este é o mais bonito”, disse o governador José Serra, durante a inauguração da unidade de Santos, em um antigo armazém restaurado, no Centro Histórico de Santos. “O Mário Covas, onde quer que esteja, vai até ficar com um pouco de ciúmes”, brincou o governador.




O Poupatempo de Santos oferece cerca de 250 serviços públicos, como emissão de documentos e consultas de processos, com mais rapidez. “Antes, a emissão de um RG demorava até 15 dias, agora vai ficar pronta em 24 horas”, exemplificou. Segundo ele, a unidade atenderá cerca de 5,5 mil pessoas por dia.

Serra afirmou que a meta é aumentar em 50% a capacidade de atendimento do Poupatempo, em todo o estado. “Eram 90 mil por mês, até o final do meu mandato, serão 140 mil”.

A unidade será gerenciada pela iniciativa privada, por intermédio de uma concessão de 60 meses, que custará R$ 57 milhões. “Isso dará mais eficiência, mas também teremos servidores públicos, porque algumas funções são indelegáveis”.

Serra destacou que a instalação do Poupa Centro se soma aos esforços de revitalização do Centro Histórico. “É uma região que terá uma importância crescente para Santos”.



O governador revelou também que o edital a instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será lançado no dia 11. “É um projeto de R$ 700 milhões. Um terço disso será bancado pelo estado, eu já garanti isso; um terço pelas prefeituras, inclusive até nos propomos a ajudá-las a conseguir financiamento; e um terço pelo governo federal. Foi isso que fui pedir ao presidente Lula, em Brasília”.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, afirmou que o Poupatempo estabelece um novo modelo de serviço público. Segundo ele, o centro de Santos é o local ideal para abrigá-lo, pois facilitará o acesso de moradores de todas as cidades da Baixada Santista.

Papa ressaltou as parcerias feitas entre a Prefeitura e o Governo do Estado, destacando as do setor habitacional. “Mil e quinhentos apartamentos estão sendo viabilizados, em parceria com a CDHU”, afirmou.

O prefeito de Santos também elogiou a ação do governador no processo de revitalização do Centro Histórico. “Além disso, os recursos do Dade voltaram a chegar com a regularidade necessária, acabando com a pressão que as Prefeituras viviam. Hoje, podemos planejar e executar os cronogramas, de modo correto, objetivo e preciso”, disse.




O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, afirmou que o Poupatempo estabelece um novo modelo de serviço público. Segundo ele, o centro de Santos é o local ideal para abrigá-lo, pois facilitará o acesso de moradores de todas as cidades da Baixada Santista.


Texto: Marco Santana/Fotos: Leandro Amaral e Francisco Arrais (Jornal da Orla)

Poupatempo: Confira os órgãos e serviços disponíveis

SERVIÇO:
Poupatempo Santos
Endereço:
Poupatempo Santos – Rua João Pessoa, 246, Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais