SICON firma parceria com a Ativ Benefícios
+
Leia mais
Aparelhos cada vez mais modernos e promoções vantajosas têm estimulado milhares de consumidores brasileiros a trocarem seus celulares. Ao final deste ano, serão 150 milhões de celulares em uso e uma média de três milhões de telefones móveis vendidos por mês. Mas com todos esses equipamentos novos no mercado, o que fazer com os antigos?
Uma pesquisa realizada pela Nokia, uma das maiores fabricantes de celulares no mundo, apontou que apenas 3% das pessoas destinam seus aparelhos para reciclagem. No Brasil, somente 2% dos consumidores reciclam os equipamentos antigos.
Das 6,5 mil pessoas entrevistadas em 14 países, 44% disseram guardar os celulares velhos em casa.
POSTOS DE COLETA
As operadores de telefonia celular que atuam no Estado de São Paulo disponibilizam postos de coleta de aparelhos, carregadores e baterias.
O programa Vivo Recicle seu Celular existe desde 2006 e já coletou mais de 1,5 milhão de itens. As urnas ficam em todas as lojas próprias e revendas da Vivo. Nelas, podem ser descartados aparelhos e baterias de qualquer marca e operadora.
Em todas as franquias da Oi também há pontos de coleta de baterias de telefones móveis e telefones fixos sem fio. O programa é feito em parceria com os fabricantes de aparelhos, responsáveis pelo descarte ecológico dos componentes.
A TIM firmou uma parceria com o Banco Real, em fevereiro deste ano, e passou a fazer parte do programa Papa-Pilhas. As lojas da operadora contam com uma caixa de papelão para o recolhimento de celulares, baterias e pilhas em geral.
Há oito meses, a Claro lançou um projeto em que monitora todo o fluxo de reciclagem de aparelhos, baterias, chips e acessórios que não estão em uso desde o recolhimento até a destinação final.
Os equipamentos são armazenados nos 3.500 pontos de coleta, entre lojas próprias e agentes autorizados. Depois disso, todo material é retirado e levado para a sede da empresa, em São José dos Campos, onde é separado, triturado e encaminhado para as empresas recicladoras.
Usuários podem entregar celulares, acessórios e baterias em qualquer um dos serviços autorizados Motorola. Em cidades que não contem com assistência técnica, é possível fazer a entrega pelo site, através do programa EcoMoto.
Alguns fabricantes de celulares, com a Nokia e a Motorola, também disponibilizam postos de coleta de material nas suas respectivas assistências técnicas.
Fonte: Atribuna Online 17/12/2008
Compartilhe
SICON firma parceria com a Ativ Benefícios
+
Leia maisNegociação coletiva encerrada para a base territorial de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba 2024/2025
+
Leia maisNegociação coletiva encerrada para a base territorial de Ilhabela
+
Leia mais