A aterradora possibilidade de destruição irreversível das reservas do planeta exige uma mudança imediata de hábitos de consumo. Mas como saber, por exemplo, o que comprar para poupar recursos e causar o menor impacto possível ao ambiente?

O livro "Como Consumir sem Descuidar do Meio Ambiente" (Publifolha, 2009) indica o caminho para o consumo sustentável. Impresso em papel 100% reciclado, traz 50 sugestões para aplicar na hora de escolher o que comprar. Há desde ideias para reduzir a quantidade de bens necessários para viver até dicas de produtos alternativos que causam menos impacto no ambiente.

O livro mostra, por exemplo, as vantagens do consumo local. Como os grandes supermercados geralmente ficam afastados, fazer compras perto de casa evita que uma grande quantidade de carbono seja gerada no percurso até as compras. Além disso, os próprios produtos percorrem uma distância enorme até chegar às prateleiras.

O livro aponta a internet como grande aliada para o consumo consciente. Através da rede é possível, por exemplo, encontrar produtos usadosem sites como eBay e Mercado Livre.

"Como Consumir sem Descuidar do Meio Ambiente" indica também formas de diminuir a pegada de carbono no consumo de alimentos. A produção de alimentos orgânicos, por exemplo, utiliza 50% a 70% menos energia. Para diminuir o desperdício de alimentos, o livro indica ir ao mercado mais vezes e comprar menores quantidades de comida.

Outra sugestão é deixar de lado produtos descartáveis de difícil reciclagem como sacolas plásticas, que após serem descartadas se acumulam em aterros ou, ainda pior, chegam ao ambiente e levam anos até se degradar. Para evitar o problema basta adotar sacolas de pano ou "de feira" para ir às compras.

A obra indica também maneiras de consumir com consciência peças de roupa, produtos de saúde e beleza e itens para o bebê, como brinquedos, fraldas, papinhas e roupinhas que agridem menos o planeta. O livro traz, ainda, sugestões para dar festas sem gerar desperdício; presentear com presentes não-materiais (como ingressos para shows, partidas de futebol, teatro, jantares); e até para realizar um casamento ecológico, das alianças ao vestido.

A coleção "50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta" traz livros que apresentam 50 sugestões práticas e criativas para tornar a vida ecologicamente correta em casa, no jardim, em lojas, no trabalho e na rua. Conheça também os títulos "Como Ter Uma Casa e um Jardim Mais Ecológicos", "Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente" e "Como Usar Água e Energia Sem Desperdício", todos escritos por Siân Berry.

A autora
A autora do livro é Siân Berry, candidata à Prefeitura de Londres pelo Partido Verde em 2008. Siân Berry foi uma das figuras que batalharam pela promoção de energias renováveis e pelo comércio local. Ficou conhecida por fundar o movimento "Aliança Contra os Jipões Urbanos", que teve como um dos planos propor taxa de pedágio mais alta para os veículos 4 x 4, grandes consumidores de combustível. Berry conseguiu dar espaço à questão ambiental na pauta das políticas públicas inglesas.

Fonte: Folha Online

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais