Nos condomínios de todo o litoral paulista essa frase é sempre utilizada, especialmente quando surgem conflitos a serem resolvidos, ou situações que merecem esclarecimento.
 
O síndico do condomínio é importantíssimo para o bem andamento dos interesses dos moradores e condôminos, assim como dos prestadores de serviços e empregados que ali desempenham suas atividades.
 
A importância da função é tão grande, que a própria lei estipula que o cargo deve ser preenchido mediante a escolha na assembléia, ou seja, a votação dos condôminos é que explicita quem deverá administrar seus interesses.
 
As exigências ao síndico são cada vez maiores, porquanto a sociedade está mais complexa, tecnológica, mas se esquece de ser burocrática.
Nesse contexto, o síndico deve sempre servir de exemplo positivo no condomínio, pois através de sua conduta ele poderá influenciar os condôminos.
 
Muitas vezes o síndico é visto como o “chato” do edifício, ou o “dono do edifício”, mas essa característica não é verdadeira. O síndico tem a missão de cumprir e fazer cumprir as normas do edifício e, infelizmente, todos que cobram um comportamento de seu próximo, são incompreendidos.
 
A gestão do condomínio pelo síndico depende muito de suas condições pessoais, mas também depende muito dos interessados, ou seja, dos moradores e condôminos.
 
O dia 30 de novembro foi estabelecido como o dia do síndico. Então, não esqueça de chamar o síndico e interagir positivamente com ele, não esqueça jamais que ele foi escolhido para gerir o seu patrimônio e, portanto merece a confiança que a função impõe, mas também respeito humano, cordialidade e principalmente, compreensão a fim de que possa ser motivado a continuar emprestando o seu tempo para cuidar dos demais.

Compartilhe