O momento atual do setor condominial, com a apresentação em escala, cada vez maior, de unidades autônomas colocadas à disposição do mercado, seja para uso próprio ou para fins de investimento, tem atraído a atenção de todos aqueles que, de alguma forma, se relacionam com o produto final, ou seja, o condomínio.

Em um primeiro enfoque, é necessário destacar que o perfil desses empreendimentos tem sido no sentido de oferecer ao interessado a maior concentração possível de prestação de serviços e comodidades, amparadas por sistemas e tecnologias até então nunca vistos.

Na nossa região é patente essa alteração do tipo de empreendimento imobiliário que, com pouquíssimas exceções, se revestem desses aglomerados de produtos e serviços postos à disposição do futuro morador ou ocupante do imóvel.

Contudo, paralelamente a essa realidade, não há em princípio a preocupação no sentido de que sejam preparados e treinados os futuros trabalhadores a serem contratados direta ou indiretamente nesses condomínios. Além disso, também não se observa o melhor preparo da comunidade condominial que irá ocupar tais imóveis.

No que se refere à falta de capacitação do futuro trabalhador do condomínio, é importante destacar que competirá aos novos proprietários (condôminos) a escolha de sua mão de obra, que deverá primar pelo conhecimento básico de informática entre outros conhecimentos a serem verificados em cada situação em concreto.

Essa mudança do perfil dos empreendimentos, no que se refere apenas às atribuições dos trabalhadores em condomínios, implicará certamente na necessidade de regulamentação diferente de novas categorias profissionais que surgirão desse progresso.
Outra coisa a ser pensada e praticada é no sentido do preparo dos condôminos, moradores e ocupantes desses novos edifícios, na medida em que para que possa exigir determinados comportamentos do trabalhador do condomínio, certamente ele deverá ter esse preparo.

Nesse aspecto, o Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista se coloca à disposição de toda comunidade condominial, a fim de analisar, debater e encontrar soluções no que se refere ao preparo de moradores, condôminos e ocupantes desses novos empreendimentos. Basta que o interessado faça contato e agende um horário.

Compartilhe