Ser condômino é...
A vida cotidiana exige de nós, cada vez mais, capacidade de entendimento e de reação quase instantâneos, pois absolutamente tudo o que se tem de conhecimento está à disposição de todos. Portanto, é inviável e impossível que possamos deixar de dar as respostas aos questionamentos que nos fazemos e que nos fazem outros.
No condomínio, isso não é diferente. Contudo, muitas vezes julgamos conhecer alguma coisa da matéria e, de repente, nos vemos à frente de uma situação que nem sequer imaginávamos poder existir.
É bem simples essa constatação, basta que pensemos em quantas vezes lemos e nos interessamos em saber o que realmente são os demonstrativos mensais do condomínio, ou nos questionamos: por que o valor mensal do condomínio é aquele?
Quanto a participar efetivamente da vida no condomínio, notamos ainda mais a ausência de interesse, que paira sobre o assunto. É preocupante esse tipo de postura, na medida em que o condomínio, por sua própria natureza jurídica, trata-se de um conjunto de interesses, onde diversas pessoas se cotizam para a manutenção e a conservação do patrimônio comum (diretamente) e, de seus próprios patrimônios (indiretamente).
A preocupação com o cotidiano do condomínio só passa a ocupar local de destaque em situações extremas, ou porque será realizada uma festa, ou porque se descobriu algum descalabro administrativo causador de prejuízos aos condôminos.
Aliás, nesse particular, sempre há alguém que está atento e muitas vezes é considerado “chato” pelos demais condôminos, pois questiona, “corre atrás” das respostas e acaba sendo “mal visto” por aqueles a quem questiona e, por reflexo, por aqueles que não observam esses detalhes que fazem toda a diferença na vida condominial.
Esperamos que no ano que já se mostra essa conscientização e a efetiva participação passem a ocorrer, a fim de que as boas práticas de administração, bem como o conhecimento sejam disseminados e que seja possível que cada um, contribuindo da melhor forma possível, ajude a melhorar essa atribulada vida moderna. Um Natal cheio de paz e um 2013 de sucesso e realizações a todos!
Compartilhe