DIA DO SÍNDICO

Há muito tempo se instituiu que o dia 30 de novembro é o dia do síndico.  Sob o aspecto da data comemorativa e a visão que muitos têm a respeito disso em nosso país, ela passa quase imperceptível, na medida em que, não se trata de um feriado.

Em nossa visão, porém, é necessário cada vez mais observarmos que tal data se trata de um reconhecimento às pessoas que se dedicam a administrar bens e interesses alheios, mas que nem sempre são reconhecidos pelos condôminos.

Essa função de síndico muitas vezes não é compreendida, talvez pelo fato de que apenas observamos o lado ruim das coisas, o que geralmente é mais destacado pelos meios de comunicação. São poucas as matérias que mostram gestores condominiais sinceros e eficientes e, assim, acabamos por acreditar que exercer a função é muito ruim.

A qualidade do síndico depende muito da comunidade condominial na qual ele se encontra inserido. Assim, quanto maior a participação dos interessados na gestão condominial, maior qualidade será gerada. O condômino tem que se interessar pelo seu condomínio e diretamente influenciar na gestão do condomínio.

Não é necessário que o condômino seja integrante formal da gestão, como síndico, subsíndico ou conselheiro. O principal é sua participação como proprietário, assim como todos nós somos importantes no processo eleitoral do país, onde nossas escolhas podem ajudar ou não a gestão do nosso Município, Estado ou do País.

Há necessidade de entendermos o exercício da função de síndico, especialmente como deve ser o seu perfil, a fim de obter ao final da gestão todos os resultados esperados.  Esse perfil a ser buscado, talvez só possamos encontrar se passarmos a considerar a necessária profissionalização do setor, com regras objetivas e previsões legais no sentido da garantia de direitos ao condomínio e fiscalização por órgãos específicos.

Independentemente da regulamentação, o SINDICATO DOS CONDOMÍNIOS PREDIAIS DO LITORAL PAULISTA - SICON, estará sempre apoiando as iniciativas inovadoras, que melhorem a gestão condominial, e também orientando e ajudando  tantos quantos precisem.

Parabéns a todos os síndicos, que se dedicam diariamente pelo aprimoramento de sua gestão e que abrilhantam cada vez mais essa árdua tarefa de ser gestor do interesse alheio.


Dr. Rubens Moscatelli, advogado, presidente do Sicon. 

Compartilhe