Temporada e os condomínios - O que devemos estar atentos?

Os dias, meses e anos passam cada vez mais rápido não é?

Isso exige de cada um de nós, mas especialmente daqueles que são os gestores condominiais (síndicos), um planejamento e execução cada vez mais efetiva.

Na temporada a maneira que utilizamos os espaços públicos e mesmo os privativos, especialmente no condomínio, se transforma. Há, aparentemente, um relaxamento geral, as pessoas tendem a "esquecer" regras básicas no âmbito da convivência comum.

Ao síndico, entretanto, esse relaxamento é vedado!

Não se pode delegar as responsabilidades atribuídas a função de síndico. É por esse motivo que há necessidade de que o ocupante desta importantíssima função deve se planejar e se especializar na solução dos conflitos que aparecem cada dia mais no convívio condominial.

Uma das maneiras de se atingir esse objetivo é, sem dúvida, criar canais de comunicação ágeis e eficazes, permitindo que todos os integrantes daquele convívio possam contribuir para a troca de informações e experiências que visam o maior conforto por todos.

É importante lembrar que nessa época os condomínios em geral estão com maior ocupação, muitas vezes, inclusive, por pessoas que não costumam estar ali, desconhecem as rotinas do edifício e com isso geram transtorno.

A melhor forma de evitar o desgaste e gerar maior harmonização é utilizar a transparência na gestão e demonstrar que todos, sem exceção, são tratados de forma igualitária, principalmente na aplicação das regras convencionadas (regulamento interno) e das rotinas que cada condomínio tem.

Um método eficaz para que isso seja alcançado é promover nesse período, reuniões com pautas menos formais, não se trata de assembleias, mas do ajuntamento de pessoas que estão ali voluntariamente a fim de exporem suas idéias para a melhor forma de gestão.

Desse modo, o síndico e o corpo diretivo do condomínio podem auferir os verdadeiros problemas que afetam aquele grupo social e, consequentemente, planejar as soluções que serão apresentadas a todos de maneira formal, na assembleia.


Qualquer problema ou dúvida lembre-se: O Sicon conta com um departamento jurídico especializado para atendê-lo.
Sicon, a mão amiga no momento certo.


Rubens Moscatelli, presidente do Sicon.

Compartilhe