Férias - Tormento ou sossego no condomínio?

A temporada de verão sempre permite vários questionamentos e algumas surpresas, apesar de que todos sabemos que ela ocorrerá no mesmo período a cada ano.

Não podemos esquecer que o síndico tem como uma de suas principais obrigações a de: cumprir e fazer cumprir as leis e a convenção do condomínio.

Assim, no cumprimento das regras previamente determinadas é necessário o seu conhecimento e permanente divulgação, a fim de que não fique apenas o síndico como o guardião da lei, pois nesta condição ele fica como se fosse o ditador, ou até se torna um.

As principais regras de comportamento no condomínio são estipuladas no regulamento interno. Esse texto que é criado em cada um dos condomínios permite sua permanente atualização, sendo necessário que o síndico convoque na assembléia geral ordinária esse tema, permitindo ampla discussão por toda a comunidade condominial.

A palavra é, portanto, organização!

Não se admite mais que a pessoa que ocupa a função de síndico não tenha conhecimentos, ou que não se amolde às leis e à convenção do condomínio.

Quando se fala em organização isso não inclui apenas os aspectos legais, mas também administrativos e de gestão.

Quem pretende ser síndico deve sempre se atualizar e pensar o condomínio como uma empresa, ou seja, eficiência financeira, planejamento, gestão de conflitos, gestão de pessoas, entre outros aspectos importantes no cotidiano.

É importante relembrar que o síndico eficiente não improvisa, mas, sim, se antecipa às situações e soluciona as situações e problemas que toma conhecimento, mas não se pode esquecer que cada um dos condomínios tem sua obrigação, pois cada um fazendo sua parte o peso é menor para todos.


Rubens Moscatelli, 
advogado, Presidente do Sicon. 

Compartilhe