Cada um de nós carrega consigo características que se sobressaem de modo que definem a nossa personalidade e isso varia muito de pessoa para pessoa.

Para abordar o tema em sua amplitude, Maria Aparecida Cunha Oliveira, psicóloga, fala sobre o assunto.


Maria Aparecida Cunha Oliveira, psicóloga

Desafio constante...
Uma das tarefas mais árduas de serem cumpridas com sucesso é manter o equilíbrio na convivência social, transformando a famosa política da boa vizinhança em uma conduta de vida. 

Atuando na linha de frente como representante do condomínio, o síndico encontra aliados e opositores, os quais vão se revelando ao longo do percurso. É importante que ele tenha consciência do papel que deverá desempenhar junto aquela comunidade.

Em primeiro lugar é necessário que seja desvinculada a função que lhe foi imputada, dos interesses de ordem pessoal para poder adotar assim uma postura de imparcialidade mediante as decisões.

O poder tem a capacidade de vislumbrar as pessoas e seduzí-las a ponto de torná-las escravizadas e isso pode acarretar ao condomínio uma série de prejuízos.

Epidemia corrosiva...
Aparentemente tão inofensiva e conhecida como um membro de pequeno porte no corpo humano, a língua é o nosso maior inimigo. Por intermédio dela nossos discursos podem ser absolvidos ou condenados mediante a sociedade.
O mexerico é a arma mais sutil e eficaz para causar danos irreparáveis, nesse caso, podemos nos reportar a gestão do síndico, salienta a psicóloga.

Portanto é indispensável que fiquemos alerta com o veneno destilado diariamente por pessoas cuja satisfação é assistir de camarote ao espetáculo da desgraça alheia.  Manter a cabeça centrada no objetivo a ser alcançado é uma das formas de neutralizar as emboscadas que a fofoca pode preparar.

Conheça alguns tipos de síndicos:
Mr. Simpatia: é aquele que deseja agradar a todos e não quer se indispor com ninguém. Sob esse aspecto ele é uma pessoa volúvel, de fácil manipulação;

Dr. Sabe Tudo: aquele que não aceita opinião alheia, pois incorpora o papel de sumidade no assunto;

Sr. Carranca: representa o mau humor em pessoa e não é alguém de fácil acesso;

Sargentão (autoritário/ditador): se sente proprietário da verdade absoluta e impõe seus conceitos como se os mesmos fosse uma regra a ser cumprida;

Mr. Bondade: é um personagem idealizado. Alguém que sabe lidar perfeitamente com as mais variadas situações tendo o bom-senso como seu maior conselheiro. Equilibrado o suficiente para priorizar o bem comum dos condôminos. Conhecido também como camarada.

"Ninguém consegue manter o equilíbrio em todo o tempo, por isso esse perfil é um sonho de consumo dos cidadãos", salienta.

A grande questão é: em qual deles você se encaixa?

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais