Essa é a história do Conjunto Residencial Jardim Europa, um prédio com 240 unidades, localizado no bairro do Boqueirão, em Santos.

O síndico Jean Louis, eleito desde janeiro de 2005, trouxe uma proposta inovadora para dentro do condomínio ao apresentar a implantação do sistema de coleta seletiva de lixo como uma postura a ser adotada.

Segundo ele, a medida propicia um saldo bem positivo ao edifício através da contribuição coletiva para a preservação do meio ambiente.

Dr. Rubens José Reis Moscatelli, presidente do Sicon, foi até o referido Condomínio e relata passo-a-passo a implementação bem-sucedida desse programa no prédio.


Rubens Moscatelli (à esq.), presidente do Sicon ao 
lado do Sr. Jean Louis, síndico do Conjunto Residencial 
Jardim Europa.

SICON – O que levou o Senhor a implantar o sistema de coleta seletiva de lixo no Condomínio?
Síndico:
O número elevado da produção de lixo no local foi um dos pontos consideráveis que fizeram com que eu optasse pela elaboração desse projeto. Para tal feito, levei o caso para ser discutido numa assembléia, destacando a importância do processo para melhorar a qualidade na nossa comunidade.
Apesar de muitos ainda cultivarem dúvidas acerca do tema em pauta, ao término de minhas explanações o procedimento foi aprovado.

SICON - Quais foram as principais dificuldades encontradas para essa implantação?
Síndico:
A maior dificuldade que pode ser observada nos prédios sejam eles antigos ou modernos á a falta de projeção de uma área que pudesse ser designada exclusivamente para a realização da reciclagem.
Nas construções recentes encontram-se ambientes como sauna, academia de ginástica, salão de festas, mezaninos, dentre outros, porém não existe espaço suficiente para abraçar uma causa tão importante quanto essa.
Estabelecendo algumas alterações, conseguimos transformar dois quartos que eram utilizados anteriormente como centro de medição em receptor de lixo limpo.


Registrando a visita do 
Dr. Rubens Moscatelli (à esq.) 
ao Condomínio.

SICON – Como foi a ‘receptividade’ dos condôminos?
Síndico: Toda novidade desencadeia num primeiro momento certa resistência e não foi diferente aqui no conjunto, porém aos poucos fomos constatando que a adesão ao movimento aumentava gradativamente.
Os moradores ficaram muito satisfeitos quando souberam que a renda arrecadada pela venda dos artigos como plásticos, papelões e alumínios seria revertida para os funcionários.
Hoje percebemos que todos vestiram a camisa da campanha em prol do meio ambiente.

SICON – Quem faz a separação do lixo?
Síndico: A primeira seleção é realizada por cada um dos condôminos em seus respectivos apartamentos e encaminhada para a beira da escada, onde se encontram coletores de lixo comum.
Após limparem as entradas social e de serviço dos 6 prédios, os funcionários sobem até o 15º andar e iniciam o recolhimento das sacolinhas, levando-as para o térreo.
Depois disso, eles se dirigem para os quartos, denominados ‘postos de coleta’ e fazem uma seleção mais adequada dos itens antes da comercialização.


Dois funcionários fazendo uma breve seleção dos
artigos recolhidos.

SICON – Os empregados após a implantação desse projeto estão mais participativos em buscar alternativas para o Condomínio?
Síndico: O rendimento obtido com a reciclagem serviu de estímulo aos funcionários que complementam a renda mensal e investem essa verba para efetuar compras no supermercado ou feiras livres.
A equipe é composta por seis funcionários e a verba arrecadada é dividida igualitariamente entre eles.


Demonstração de alumínios recolhidos.

SICON – O que mudou na vida do Condomínio após essa iniciativa?
Síndico:
A conscientização generalizada trouxe um saldo muito positivo ao edifício e o êxito dessa implantação passou a ser visto na sociedade como um exemplo a seguir.
Vale ressaltar que o Sicon tem uma participação muito importante nisso, à medida que divulga em seus ciclos de palestras assuntos que correspondem com as necessidades do Condomínio e nos oferecem subsídios para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

SICON – O que o Senhor considera como uma marca registrada da sua gestão?
Síndico:
Sucesso com a campanha do lixo reciclável, conselho consultivo atuante, administração transparente, superação da falta de recursos financeiros e convivência harmoniosa no Condomínio são algumas características do meu gerenciamento.


Dr. Rubens Moscatelli (à esq.), funcionários (ao centro)
e o Sr. Jean Louis (à dir.).

SICON – Qual é o próximo projeto para o Condomínio?
Síndico: Estamos realizando uma pesquisa de custo para mudar o sistema de segurança do Jardim Europa que hoje se encontra superado.
Visando trazer mais segurança ao conjunto, o novo equipamento será de infravermelho, um dos avanços da alta tecnologia.
Uma junção de qualidade e bom preço definem o perfil idealizado para a execução da respectiva obra.


Dr. Rubens Moscatelli (à esq.),
presidente do Sicon e Sr. Jean
Louis (à dir.), síndico





Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais