O Edifício Mercedes é um prédio com 26 unidades localizado no bairro da Vila Mathias, em Santos. A reforma tornou-se uma grande vitória para a comunidade.  

O Sr. José Batista dos Santos Filho, síndico há 2 anos e 5 meses, usou toda ousadia como ferramenta indispensável para solucionar os problemas do prédio.  

As reformas e melhorias foram a princípio problemáticas, mas essa iniciativa trouxe um entrosamento saudável aos condôminos.
O presidente do Sicon, Rubens José Reis Moscatelli, com uma proposta inovadora, compareceu ao local e constatou os benefícios trazidos na qualidade de vida do Condomínio em destaque.  

 

Dr.Rubens Moscatelli (à dir.), presidente do Sicon e 
Sr. José Batista dos Santos Filho (à esq.), síndico do Edifício Mercedes.

Sicon – A quantos anos o prédio foi construído?  
Síndico – O prédio tem mais ou menos uns 50 anos.  

Sicon – O prédio sempre teve elevador? Qual era seu estado de conservação?  
Síndico - O prédio tem elevador desde a sua construção, seu estado era precário. O piso era de madeira, as pessoas escorregavam, as portas de ferro estavam enferrujadas e não fechavam totalmente.  

Sicon – Quais eram os problemas mais comuns encontrados no elevador do condomínio?  
Síndico - O maior problema era a falta de segurança o que gerava muita reclamação. As pessoas colocavam de tudo dentro do elevador sem o devido cuidado, riscando, sujando, sem o mínimo respeito uns para com os outros.  









          
Elevadores reformados do Edifício Mercedes 
 

Sicon – Por que o prédio precisou realizar a troca do elevador?  
Síndico – Como falei anteriormente o principal motivo é termos apenas um elevador e foi pensando na segurança e bem estar de todos. Hoje temos câmera, alarme, ventilador de teto, foi trocado as portas e o piso.  

Sicon – Existe uma manutenção? E como é feita?  
Síndico – Sim, existe uma manutenção que é feita pela empresa que reformou por completo o elevador. Uma vez por mês eles vêm fazer uma avaliação e vistoria. Caso precise trocar peças, recebemos um laudo com a descrição, preço e forma de pagamento para que possa levar ao conhecimento dos condôminos. Caso necessite, chamamos pelo 0800.... para atendimento extra.  

Sicon – Houve algum acidente anteriormente com o elevador do condomínio?  
Síndico – Nunca tivemos acidentes sérios. Apenas, por ser muito antigo muitas vezes ele parava, as pessoas ficavam presas, tinham que gritar para que alguém ajudasse, pois não tinha o sistema de alarme que temos hoje.  

Sicon – O prédio possui seguro dos elevadores?  
Síndico – Temos seguro, sendo essa minha maior preocupação.  

Sicon – Como foi a reação dos condôminos com a substituição dos elevadores?  
Síndico - A reforma, a principio, foi difícil de ser aceita. Como todas as mudanças, as pessoas colocam resistência. E o valor era alto, o que assustava mais ainda. Mas, na assembléia expliquei a necessidade da troca e após muita discussão foi aprovado, ficando deliberado que ficaria funcionando apenas à noite.     



Sr. José Batista e Dr. Rubens no bicicletário

Sicon – Que benefício essa mudança trouxe para a vida do Condomínio?  
Síndico - Hoje os condôminos sabem que houve uma valorização, tanto do prédio quando dos apartamentos. Não reclamam, muito pelo contrário. Precisei ter pulso firme, para fazer as pessoas entenderem da importância de cuidar e conservar o bem comum.  

Sicon – O que foi mais difícil durante a reforma do elevador?  
Síndico - Conscientizar as pessoas de que tudo que estava sendo realizado seria para valorizar e terminar com os abusos, que eram muitos. As pessoas colocavam bicicletas, sacos de lixo abertos, o que hoje não acontece, sabem que temos câmeras e quem não respeitar vai ser identificado, responder pelo fato e até receber multa. O mais interessante, quando alguém é flagrado pede desculpa.  


 
Dr. Rubens Moscatelli e o Sr. José Batisna na casa de máquinas do Condomínio Mercedes 

Sicon – A casa das máquinas e o fosso do elevador também foram reformados?  
Síndico - A casa das máquinas e o fosso tinham infiltração, com rachaduras na laje e todos os problemas foram sanados. Temos todas as fotos que registram a reforma.  

Sicon – O que considera como uma marca registrada da sua gestão?  
Síndico - A reforma do elevador, a pintura, a reforma da parte elétrica e de telefonia, o bicicletário, colocamos cadeado nas portas, enfim todas as obras foram importantes. Os condôminos sabem que sou uma pessoa exigente e detalhista. Ganhei a admiração de todos, não existe oposição.  

  
Dr. Rubens Moscatelli e o Sr. José Batista satisfeito com as reformas no Condomínio Mercedes.
 

Sicon – Qual é o próximo projeto para o condomínio?  
Síndico - O projeto para um futuro próximo é a troca das portas, por segurança, assim como o piso que está estufando.


Sr. José Batista e Dr. Rubens
Moscatelli em frente ao 
Condomínio Mercedes








Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais