Uma boa administração é o segredo para que todos os condôminos apóiem as iniciativas do síndico. Isto é o que vem acontecendo no Condomínio Residencial Praia da Enseada, em Bertioga.  Depois de um ano como subsíndica, Olga Tamashiro - que é economista -  foi eleita  pela sua iniciativa e dedicação, além de ser muito clara  na hora de prestar contas aos moradores. O  Residencial Praia da Enseada existe há dez anos e possui 21 casas, mas a grande maioria de veraneio, durante todo o ano somente duas delas ficam ocupadas.

Mesmo com a ausência de moradores, dona Olga afirma que nas assembléias todos marcam presença. O Sicon foi até Bertioga conferir  a gestão da síndica Olga, que já está  há três anos no cargo.

     

A história....
Dona Olga conta que há dez anos o condomínio era muito freqüentado, pois os condôminos vinham da capital todos os finais de semana com seus filhos, que na época eram crianças. Hoje, eles trabalham, fazem faculdade e não sobra muito tempo para curtir as praias de Bertioga.


De subsíndica a síndica....
Quando era subsíndica dona Olga fez muitas mudanças no condomínio, pois o síndico morava na capital e não tinha muito tempo. Dona Olga afirma que o Praia da Enseada estava ficando abandonado e muito sujo. Por isso, as primeiras transformações começaram pela limpeza geral do condomínio. 

     

As primeiras mudanças....
A primeira iniciativa de dona Olga foi fazer um curso de manutenção de piscinas, para ela a qualidade da água é muito importante. Logo depois a transformação foi  na questão da aparência  do condomínio. Dona Olga  mandou reformar a fachada, a guarita, fazer uma nova cobertura, pintar  e fazer uma limpeza geral no condomínio.

   

A primeira grande reforma....
Depois que tudo estava limpo, dona Olga resolveu refazer o piso do pátio, trocou todas as portas, que já estavam podres, e fez uma nova calçada.

     


     

      

Auto-gestão...
Há três meses a síndica resolveu  fazer a própria administração do condomínio. Dona Olga é economista e busca muitas informações no site do Sicon, por isso não encontrou dificuldades na auto-gestão. Para fazer a folha de pagamento de seu funcionário, ela conta com a ajuda de um contador.


Segurança...
A síndica também fez mudanças em relação a segurança do condomínio. Instalou cercas elétricas, câmeras de segurança  e dispensou um funcionário que passava a noite na guarita. “Com um funcionário o risco de assalto era maior e assim também reduzi as despesas”.


Como conquistou os moradores...

Dona Olga afirma que antes da sua gestão os moradores não aceitavam nada. Uma das iniciativas para conquistar a confiança dos condôminos foi criar circulares com informações sobre o condomínio. Nas assembléias tentava explicar como funcionava um condomínio e fez com que todos se envolvessem com os problemas e soluções  do residencial. Dona Olga também promove festas nos feriados e  a cada final de ano. Além disso, a assembléia é uma verdadeira reunião entre amigos.  “Eu faço um chá da tarde  em todas as assembléias e isso motiva os moradores a comparecerem”. 


Aluguéis na temporada...

Esse também foi um problema que dona Olga resolveu com muita diplomacia. Quando há locatários na temporada, a síndica exige que o proprietário mande uma autorização por escrito e nela dona Olga anexa o regulamento interno do condomínio, para que o locatário  fique ciente do que pode  e o que não pode fazer naquele local. Além disso, há uma tabela  com as obrigações do condomínio e do proprietário – assim cada um faz a sua parte.


Gestão financeira...

Dona Olga se orgulha  da sua previsão orçamentária: “Eu coloco tudo no orçamento e consegui acabar  com as taxas extras. Me incomodava muito as surpresas que nós tínhamos todos os meses. Agora com uma boa  previsão  isso não acontece mais.”


Os planos para o futuro....
Os planos  de dona Olga é fazer um  espaço especialmente para as crianças que freqüentam o condomínio e uma pintura geral.


Dicas para uma boa administração....

A síndica dá uma dica valiosa para conseguir a confiança e a admiração dos condôminos: “Toda obra que eu faço, fotografo  antes e  depois. Nas assembléias   mostro tudo, presto contas aos moradores e assim ganho o respeito de todos”.

    







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais