Quando o SICON foi convidado a conhecer o Edifício Aurora, em Santos, ficamos surpresos. O condomínio é repleto de peculiaridades. Poderíamos falar sobre vários assuntos, mas foi o jeito especial com que a síndica Sonia administra o condomínio que chamou nossa atenção.
O prédio foi construído há 55 anos pelo avô de Sonia e sempre foi administrado pelos seus tios, somente há nove meses é que Sonia decidiu administrar o condomínio da família. Isso já seria um fato importante, mas não é só isso.
O prédio é um condomínio misto com 16 apartamentos, 12 salas comerciais e 4 lojas térreas.
Mas a relação que a síndica tem com os condôminos, funcionários, prestadores de serviços e principalmente com o subsíndico Paulino é que chamou nossa atenção. 

   

De moradora a síndica...
Sonia não mora no condomínio, mas possui uma sala comercial. Ela conta que o ED. Aurora sempre foi administrado por familiares, mas nos últimos tempos outros condôminos foram eleitos como síndico e não cuidaram do edifício como Sonia gostaria que fosse, por isso resolveu ela mesma administrar o condomínio.

   

As primeiras mudanças...
Em apenas nove meses a síndica já realizou várias mudanças no edifício, a maioria em relação a segurança, item que ela considera primordial. A primeira reforma foi nos elevadores, depois vieram os sensores nas caixas de extintor de todos os andares, pára-raios, luzes de emergência e a manutenção periódica de todos esses equipamentos. 

   

A relação com o subsíndico...
O subsíndico Paulino tem total autonomia no Ed. Aurora. A relação de síndica e subsíndico é de extrema confiança. Os dois administram e tomam decisões juntos.

   

A relação com os moradores...
Sonia conta que a base de uma boa relação é a confiança, por isso ela mostra as contas para todos os moradores para que ninguém tenha dúvidas. Ela conta, também, que no caso do edifício Aurora é preciso ter bastante jogo de cintura, pois há várias salas comerciais e cada profissional tem seu hábito e horário de trabalho. “O importante é ter flexibilidade e se colocar no lugar do outro sempre”.

A Administradora...
Sonia conta que teve muita sorte, ela possui uma rede de prestadores de serviços de altíssima qualidade, por esse motivo, a síndica não troca, somente indica esses profissionais para outros síndicos.

Os funcionários....
O condomínio possui dois funcionários, que Sonia trata com muito carinho. Ela diz que as pessoas nunca devem esquecer que o funcionário é um ser humano e às vezes ele não está bem, está improdutivo e o síndico tem que entender. “ O importante é ter cumplicidade com o funcionário, se ele não está bem deixe-o ir embora, no outro dia ele produzirá duas vezes mais, por pura gratidão”.

   

Motivo de orgulho...
O que mais lhe dá prazer é ver como está a entrada do prédio atualmente.  “O hall de entrada é todo de mármore, mas não era limpo, como deveria há pelo menos 50 anos”. A síndica mandou limpar as pedras de mármore e hoje  o prédio está com outro visual.

    

Dicas para uma boa gestão...
“Não me considero síndica e sim uma gestora. Uma dica importante para uma boa gestão é sempre falar muito obrigada e reconhecer o trabalho dos funcionários e para você sentir-se bem, nunca faça nada esperando elogios”.  Sonia só lamenta ter resolvido administrar o condomínio tão tarde, “Eu poderia estar fazendo várias melhorias há muito tempo.”

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais