Quando o SICON foi convidado a conhecer o Edifício Aurora, em Santos, ficamos surpresos. O condomínio é repleto de peculiaridades. Poderíamos falar sobre vários assuntos, mas foi o jeito especial com que a síndica Sonia administra o condomínio que chamou nossa atenção.
O prédio foi construído há 55 anos pelo avô de Sonia e sempre foi administrado pelos seus tios, somente há nove meses é que Sonia decidiu administrar o condomínio da família. Isso já seria um fato importante, mas não é só isso.
O prédio é um condomínio misto com 16 apartamentos, 12 salas comerciais e 4 lojas térreas.
Mas a relação que a síndica tem com os condôminos, funcionários, prestadores de serviços e principalmente com o subsíndico Paulino é que chamou nossa atenção. 

   

De moradora a síndica...
Sonia não mora no condomínio, mas possui uma sala comercial. Ela conta que o ED. Aurora sempre foi administrado por familiares, mas nos últimos tempos outros condôminos foram eleitos como síndico e não cuidaram do edifício como Sonia gostaria que fosse, por isso resolveu ela mesma administrar o condomínio.

   

As primeiras mudanças...
Em apenas nove meses a síndica já realizou várias mudanças no edifício, a maioria em relação a segurança, item que ela considera primordial. A primeira reforma foi nos elevadores, depois vieram os sensores nas caixas de extintor de todos os andares, pára-raios, luzes de emergência e a manutenção periódica de todos esses equipamentos. 

   

A relação com o subsíndico...
O subsíndico Paulino tem total autonomia no Ed. Aurora. A relação de síndica e subsíndico é de extrema confiança. Os dois administram e tomam decisões juntos.

   

A relação com os moradores...
Sonia conta que a base de uma boa relação é a confiança, por isso ela mostra as contas para todos os moradores para que ninguém tenha dúvidas. Ela conta, também, que no caso do edifício Aurora é preciso ter bastante jogo de cintura, pois há várias salas comerciais e cada profissional tem seu hábito e horário de trabalho. “O importante é ter flexibilidade e se colocar no lugar do outro sempre”.

A Administradora...
Sonia conta que teve muita sorte, ela possui uma rede de prestadores de serviços de altíssima qualidade, por esse motivo, a síndica não troca, somente indica esses profissionais para outros síndicos.

Os funcionários....
O condomínio possui dois funcionários, que Sonia trata com muito carinho. Ela diz que as pessoas nunca devem esquecer que o funcionário é um ser humano e às vezes ele não está bem, está improdutivo e o síndico tem que entender. “ O importante é ter cumplicidade com o funcionário, se ele não está bem deixe-o ir embora, no outro dia ele produzirá duas vezes mais, por pura gratidão”.

   

Motivo de orgulho...
O que mais lhe dá prazer é ver como está a entrada do prédio atualmente.  “O hall de entrada é todo de mármore, mas não era limpo, como deveria há pelo menos 50 anos”. A síndica mandou limpar as pedras de mármore e hoje  o prédio está com outro visual.

    

Dicas para uma boa gestão...
“Não me considero síndica e sim uma gestora. Uma dica importante para uma boa gestão é sempre falar muito obrigada e reconhecer o trabalho dos funcionários e para você sentir-se bem, nunca faça nada esperando elogios”.  Sonia só lamenta ter resolvido administrar o condomínio tão tarde, “Eu poderia estar fazendo várias melhorias há muito tempo.”

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