O clima entre os condôminos do edifício Estuário mudou muito – e para melhor – nos últimos três anos. O motivo dessa melhora é a maneira como Lauricia Ferreira Sandoval, síndica do local, vem conduzindo não apenas a parte administrativa do prédio, mas também as pessoas.



Quando perguntamos qual a melhor coisa que ela fez como síndica, a resposta é certeira: “A integração e a amizade que surgiu entre as pessoas foi minha obra mais importante aqui. Ano passado fizemos, inclusive, uma festa de confraternização para os moradores, foi um sucesso. Aproximar as pessoas é o que vale a pena em qualquer trabalho”. 



Quando o assunto é união e o auxílio ao próximo, o condomínio Estuário não pára por aí. “Atualmente realizamos a coleta seletiva com sucesso. O lixo recolhido vai para uma empresa que emprega cerca de 60 famílias”, explica a síndica.

Organização administrativa

O edifício Estuário existe há 54 anos. Mesmo Lauricia morando lá há cinco, e não tendo vivenciado a maior parte da história desse condomínio, ela conta com a ajuda de moradores que estão no prédio há quase 30 anos, como Eloisa Dias, que é subsíndica.  



Eloisa afirma que já viveu muita coisa no edifício Estuário, mas que, em 26 anos como moradora, nunca viu a administração ser feita de maneira tão correta e organizada. “A Lauricia faz tudo corretamente, o que pode até dar um pouco mais de trabalho, mas evita aborrecimentos posteriores. É por isso que ela já foi eleita três vezes”.

A subsíndica conta que para saber qualquer informação sobre o edifício, os condôminos eram obrigados a ir à administradora e, muitas vezes, acabavam desistindo de buscar o que queriam por falta de tempo. “Parece até brincadeira, mas o Estuário era um prédio - com mais de 130 apartamentos - que não tinha nem pastas de prestação de contas para que pudéssemos checar o que estava sendo feito de nosso dinheiro”.

Obras

Embora ainda tenha muito a fazer, Lauricia já executou várias obras no condomínio. Ela afirma que entre suas principais realizações estão a impermeabilização da cobertura e a modernização dos elevadores. “A cobertura precisava ser feita com urgência e, com uma boa equipe, conseguimos executar a tarefa. Implantamos na casa de máquinas dos elevadores um sistema computadorizado, o que, além de mais segurança, garante economia de energia, já que se a pessoa chama os dois elevadores só virá o que está mais próximo”.



Sabedoria em páginas

Por mais incomum que possa parecer, o edifício Estuário possui uma biblioteca onde os condôminos podem desfrutar de mais de 300 títulos sem ter qualquer tipo de gasto. 



A idéia de criar a biblioteca surgiu quando Lauricia encontrou com a empregada doméstica de uma condômina levando vários livros para a lixeira. “Olhei aquela cena e só conseguia pensar que aquilo não deveria ser feito. Livros não devem ser jogados fora nunca, nunca mesmo”, afirma Lauricia, que interceptou a moça e pediu que ela não jogasse nada fora.

Logo depois, a síndica foi ao apartamento da moradora pedir autorização para colocar os livros à disposição de todos os condôminos. A autorização foi concedida e essa se tornou a primeira doação para a biblioteca. 
 


Os 40 títulos do início foram se multiplicando à medida que a biblioteca foi sendo divulgada e hoje são mais 300 livros. Lá podem ser encontrados clássicos como “O Guarani”, de José de Alencar, “O pequeno príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry e toda a coleção da famosa escritora inglesa Agatha Christie.
 
Livros mais recentes como “Anjos e demônios”, do escritor Dan Brown e ainda preciosidades como obras de Monteiro Lobato - editadas na década de 1940 - e edições antigas de “O menino maluquinho”, do cartunista Ziraldo também estão disponíveis para os moradores desse condomínio que realmente tem muito a ensinar.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais