Imaginem a tranqüilidade de viajar e poder saber exatamente o que está acontecendo no prédio sem ter que contar com a ajuda daquele vizinho atento a tudo o que acontece no condomínio.  Em breve, essa será a realidade do Condomínio Residencial Itaboraí, que contará com um sistema de segurança que possibilita aos moradores acessar, em tempo real, imagens de 17 câmeras do prédio via internet.

A idéia partiu do síndico Benjamin Pepe Neto, há cinco anos no cargo. Ele explica que já criou o site de suporte ao sistema, que deverá estar pronto até o final do ano. “O site do prédio já está ‘no ar’ e quando o sistema entrar em funcionamento, os moradores poderão ver as imagens das câmeras por meio de uma senha, modificada periodicamente para limitar o acesso apenas aos moradores”.



Além do sistema de câmeras online, o site oferece outras facilidades aos condôminos. “Lá podemos encontrar vários links para sites de utilidade pública como o da Câmara Municipal de Santos, CET, Correios, Delegacia Eletrônica, Poupa Tempo, Polícia Civil e Militar sem ter que ficar buscando pela Internet”, afirma Pepe.  



O site conta ainda com um “mural” para que os condôminos possam, a qualquer hora, deixar recados para o síndico e fiquem sabendo sobre eventos de interesse comum que acontecem no prédio, como limpeza de caixa d’água, por exemplo.

Conjunto de medidas



Pepe afirma que a instalação de câmeras deve ser aliada a outras medidas para que o sistema de segurança seja realmente eficiente. “As imagens captadas em nosso prédio ficam guardados por um período de seis a oito meses e não são armazenadas lá. Não adianta o ladrão querer destruir os equipamentos onde as imagens estão porque isso não está ao seu alcance”.



Outro fator importante no sistema do Itaboraí é o no-break, aparelho que serve como fonte alimentadora de energia, possibilitando que as câmeras continuem operando mesmo que haja falta de energia elétrica.

Experiência e administração
Pepe conta que os moradores do Itaboraí o elegeram pela primeira vez devido a sua experiência. “Eu era síndico do Edifício Genebra, um prédio com quase 250 apartamentos na Ponta da Praia. Quanto mais apartamentos, mais complicado fica, porque são mais pessoas a contentar. Aprendi muito lá e sabia que poderia usar a experiência aqui”.



O síndico afirma que uma das questões com as quais aprendeu a lidar em seu antigo prédio foi a inadimplência. “O valor do condomínio, desde que seja justo, não tem total relação com a falta de pagamento. O que é preciso é a conscientização de todos. Há cinco anos, a inadimplência era muito alta no Itaboraí, a dívida chegava a cerca de R$ 100 mil. Hoje, os moradores pagam o condomínio pontualmente e conseguimos chegar a tão sonhada inadimplência zero”.

Outra dificuldade que Pepe enfrentou quando assumiu o cargo no Residencial foi referente à cobertura do prédio que estava abandonada. O síndico lembra que foi uma luta, mas eles conseguiram encontrar os responsáveis e entrar em acordo. “Mantivemos várias conversas com os proprietários até eles decidirem vender o imóvel e saudar a dívida com o prédio, decorrente de condomínios não pagos. Agora a cobertura deixou de ser uma fonte de problemas”.



O site do Condomínio Residencial Itaboraí pode ser visitado pelo endereço eletrônico www.itaborai.hdfree.com.br.

 

Compartilhe

Veja outras notícias

SICON firma parceria com a Ativ Benefícios

+

Leia mais

Negociação coletiva encerrada para a base territorial de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba 2024/2025

+

Leia mais

Negociação coletiva encerrada para a base territorial de Ilhabela

+

Leia mais