Planejamento anual deve ser feito nesta época



Todo Condomínio deve fazer o planejamento anual para evitar gastos desnecessários e ainda economizar."O ideal é que o síndico comece o ano novo com esta estimativa definida. Mas, infelizmente, são poucos os condomínios que fazem este planejamento", diz o presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon), Rubens Moscatelli.



A previsão orçamentária, feita no início do ano em assembléia geral ordinária (conforme previsto na Convenção Condominial e na Lei dos Condomínios - 4591/64, para prédios que não possuem Convenção Condominial), ajuda a evitar surpresas desagradáveis, como os aumentos no condomínio. Ela detalha todos os gastos anuais.



Planejar o ano no condomínio significa reservar dinheiro para gastos com preparação de assembléias, aquisição de material, décimo terceiro salário dos empregados, indenização de empregados, reformas, aumento de taxas (como água, energia) e pequenos gastos extras, como enfeites de Natal. É preciso, por exemplo, preparar-se para a temporada, quando os gastos com água praticamente duplicam.



"Mais do que nunca, neste ano é fundamental fazer este planejamento, principalmente porque o condomínio deve sofrer uma alta de até 30%. Além do reajuste salarial dos empregados em condomínios, que está em dissídio, em Santos novas taxas criadas pela Prefeitura estão empurrando os valores do condomínio para cima", alerta o presidente. São elas: taxa de limpeza da caixa dágua, laudo de vistoria predial, obrigatoriedade de implantar a linguagem de braile e sinal sonoro nos elevadores e taxa de incêndio.



O planejamento também deve incluir o 13º salário dos funcionários, despesa extra que costuma pressionar a taxa de condomínio nos meses de novembro e dezembro em edifícios que não reservam dinheiro para este fim. Também com relação aos empregados, há condomínios que criam até fundo de rescisão, para o caso de ter que indenizar funcionários demitidos.



Num condomínio, os gastos com empregados costumam representar 50% das despesas. "Em condomínios onde há excesso de horas extras, este valor chega a 60%", diz Moscatelli. Segundo ele, os condomínios devem racionalizar os custos. "É preciso evitar o acúmulo de função, que incide sobre os encargos sociais. É melhor contratar mais um funcionário do que sobrecarregar um empregado. Há condomínios que permitem que os funcionários trabalhem até 12 horas de trabalho por dia".



Em prédios onde a portaria funciona 24 horas pode ser aplicado o regime de 12X36 horas (trabalha-se 12 horas e descansa-se 36). O sistema, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, permite a redução ou eliminação de horas extras e favorece a escala de descanso semanal remunerado.



A previsão orçamentária também inclui verbas para manutenção do equipamento e reforma do edifício. É importante manter a arrecadação nos níveis atuais, ao invés de reduzi-los.



Também para economizar, alguns síndicos optam por administrar eles próprio o seu condomínio (processo de auto-gestão), dispensando a administradora, ou utilizando o serviço de contabilidade (co-gestão).



Os condôminos devem ajudar o síndico a administrar o dia-a-dia no prédio, cuidando do seu patrimônio. “É bom se lembrar de que a responsabilidade de manutenção é do síndico, mas a cooperação é um dever de todos. O condômino que encontrar algo errado deve comunicar imediatamente por escrito ao síndico”.



Veja alguns passos:
 - Evite trocar sempre de funcionário. Isso onera a folha de pagamento e não é bom para os condôminos;
 - Faça manutenções periódicas para evitar maiores gastos com consertos;
 - Defina tarefas e ofereça treinamento para que os empregados possam desempenhar melhor as funções;
 - Os encarregados da limpeza devem ser orientados quanto ao uso racional da água. O esguicho não deve ser usado como vassoura para tirar o lixo dos pisos ou exagerar com a água ao regar os jardins;
 -Deve-se verificar periodicamente as bombas do reservatório de água, tubulação do prédio e esgotos, sempre atento a algum vazamento;
 - A compra de material de limpeza deve ser feita em atacadistas e para poucos meses, evitando a sua deterioração. O estoque deve ficar em local apropriado, conforme orientação do fabricante;
 - Mantenha acesa apenas as luzes necessárias, especialmente nas garagens;
- Quando houver dois ou mais elevadores no mesmo hall, instrua os condôminos e empregados a chamar apenas um elevador e acionar o botão em somente um dos sentidos subir ou descer;
 - Estabeleça horário para iluminação da sala de estar no térreo, quadras esportivas, salões de jogos, etc;
- Faça vistoria nas instalações hidráulicas dos apartamentos;
- Estabeleça períodos e horários para ligar o gerador de eletricidade. Por exemplo: aproveite quando ele estiver em funcionamento para acionar as bombas que enchem as caixas de água. Geralmente elas permanecem ligadas durante toda a noite no automático, quando o consumo é praticamente zero;
- A coleta seletiva para reciclagem, além de diminuir o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente, pode ser uma fonte de receita para condomínios de médio e grande porte. Há empresas especializadas que compram o material recolhido: vidro, alumínio, embalagens longa-vida, garrafas de refrigerante. Até mesmo canos velhos de um sistema hidráulico reformado podem ser vendidos.


Rubens José Reis Moscatelli
presidente do SICON







 



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