Mais do que uma profissão perigo, a função de bombeiro exige amor, dedicação e muita coragem para transpor os obstáculos que surgem no caminho.

O processo de criação...
O Sexto Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi criado em 20 de fevereiro de 1890, por proposta do então intendente de obras, Sr. José Serafim Cardoso, recebendo como primeira denominação, Corpo Municipal de Bombeiros de Santos.

Foi criado inicialmente com efetivo de 10 homens, sendo que, ao passar do tempo, foi evoluindo em razão da necessidade.

Datas importantes da história...
Em 07 de setembro de 1909, houve a instalação no prédio situado à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda.

No dia 04 de fevereiro de 1947, aconteceu a incorporação ao Corpo de Bombeiros da Força Policial do Estado de São Paulo.

Em 10 de outubro de 1947, houve a transformação na primeira Companhia independente de Bombeiros. Melhorando o serviço de salvamento de praia, em 14 de novembro de 1959, foram incorporadas 10 novas lanchas à companhia.

No dia 09 de dezembro de 1961, foi inaugurada a garagem Náutica, hoje 17º Grupamento de Bombeiros (antigo 3º GBS).

A Primeira companhia Independente transformou-se em 1º Grupamento de Bombeiros em 16 de maio de1962 e no dia 10 de março de 1970, passou a denominar-se 1º Batalhão de Bombeiros. Pelo regulamento provisório de 15 de fevereiro de 1975, alterou-se a denominação para Sexto Grupamento de Incêndio e, através do Decreto 44.447 de 24 de novembro de 1999, passou a denominar-se Sexto Grupamento de Bombeiros, prevalecendo até os dias atuais.

Postos estabelecidos estrategicamente...
Para viabilizar a realização dos serviços nos diversos municípios da região, foram firmados convênios entre o Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e o Município. A Unidade conta com oito postos de bombeiros, distribuídos estrategicamente na Baixada Santista, atendendo os municípios de Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Registro.

As dez dicas mais importantes em caso de incêndio...

1 - Se o incêndio ocorrer em um escritório, e nele existir um plano de ação contra incêndio, obedeça a essas instruções. Caso contrário, siga as recomendações abaixo:

2 - Sair imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditar que um incêndio pode se alastrar rapidamente;

3 - Se você ficar preso em meio à fumaça respire pelo nariz com rápidas inalações e procure rastejar para saída, pois junto ao chão o ar permanece respirável por mais tempo;

4 - Use as escadas, nunca o elevador. Um incêndio pode determinar o corte de energia e você cairá em uma armadilha, sem mais esperanças. Feche, sem travar, todas as portas que for deixando para trás;

5 - Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, além de permanecer junto ao piso procure, se possível, aproximar-se de janelas, por onde possa pedir socorro;

6 - Toque a porta com o dorso da mão, se estiver quente não abra. Se estiver fria, faça esse teste: abra a porta vagarosamente e fique atrás dela. Se sentir calor ou pressão penetrando pela abertura, torne a fecha-la e deixe-a fechada;

7 - Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure janelas e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima e pode-se assim respirar pela abertura inferior;

8 - Não combata o incêndio, a menos que você saiba manusear, com eficiência, o equipamento de combate ao fogo;

9 - Não salte do prédio. Muitas pessoas morrem inutilmente e absurdamente antes do socorro que às vezes chega em minutos;

10 - Se houver pânico na saída principal, fuja e fique longe.

Emergência

Dicas de quando e como acionar o Corpo de Bombeiros

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros em todo o Brasil é 193

Sempre que você necessitar do Corpo de Bombeiros em casos de emergência, siga as seguintes instruções:

1 - Fique calmo;

2 - Identifique-se fornecendo o nome e o telefone de contato;

3 - Diga exatamente o que está acontecendo;

4 - Informe se há vítimas. Havendo, forneça precisamente o número de pessoas;

5 - Forneça corretamente o endereço e se possível uma ou mais referências;

6 - Aguarde no local. Estaremos a caminho!

Lembre-se: Trote é Crime (art. 340 do Código Penal)

Serviços oferecidos:

Incêndio: serviço voltado à prevenção e à proteção contra incêndios e explosões através do combate às chamas e os produtos da combustão.

Salvamento: serviço de proteção e socorro a vítimas e patrimônios, voltado ao atendimento de acorrências em áreas de difícil acesso, seja terrestre, aquática ou em elevado.

Salvamar: serviço de "guarda-vidas", caracterizado pela proteção, busca e salvamento de vítimas por afogamento em toda a orla marítima do litoral paulista.

Produtos perigosos: serviço destinado ao atendimento e controle de emergências envolvendo produtos químicos que ofereçam risco à vida humana e ao meio ambiente.

Resgate: serviço de atendimento pré-hospitalar, destinado à estabilização e ao socorro de vítimas de traumas e casos clínicos.

(Fonte: Panfleto do Corpo de Bombeiros)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br






Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais