Reciclagem – Participação da sociedade, separando o que pode ser reutilizado, garante 80 empregos e contribui para o meio ambiente.

O que à primeira vista parece um monte de lixo inútil, na realidade é a garantia de sustento para muitas famílias, uma ótima saída para o problema do acúmulo de lixo e, o melhor, um bem para o planeta. As toneladas de produtos recicláveis espalhadas pela Usina de Lixo Limpo da Prodesan logo retornarão para a sociedade, seguindo a máxima de que “na natureza tudo se transforma”.



Os cidadãos santistas que separaram o lixo reciclável de suas residências impediram – contabilizando somente o total recolhido pelo Programa Lixo Limpo da Prefeitura que quase 1,8 milhões de quilos de materiais recicláveis fossem passar na natureza, só no ano passado.



Criado em 1990, o projeto Lixo Limpo hoje emprega oitenta pessoas. Sessenta fazem parte dos programas do Núcleo de Assistência Psicossocial (Naps) do município e os outros 20 são moradores da Vila dos Criadores.



Esses trabalhadores separam o lixo limpo que chega à usina, encaminhando cada tipo de material reciclável – papel, vidro, plástico, caixas de leite e outros – para seu determinado lugar. Depois de devidamente separado, o material é vendido para empresas que trabalham com materiais recicláveis. Uma parte do que é arrecadado fica com os catadores e a outra vai para o orçamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).



“A sociedade retribui o nosso trabalho separando o lixo em suas casas”, disse João Ciriaco da Silva Neto, que há um mês trabalha na usina da Prodesan. João estava desempregado e encontrou no lixo reciclável uma forma de ganhar a vida.



Reciclar é fácil
Reciclar e preservar o planeta não é difícil. O cidadão que quiser participar não precisa se esforçar muito. Basta separar o lixo orgânico do lixo limpo e depositá-lo na lixeira de sua residência nos dias e horários de coleta do caminhão do Lixo Limpo em cada bairro.



Uma dica dos catadores, para evitar que parte dos materiais recicláveis se perca, é que o munícipe retire as sobras de alimentos e líquidos de latas, potes, garrafas, latinhas e caixas de leite. Além de embalar os cacos de vidro e pedaços de metal que possam ferir os lixeiros.



Aprendendo a reciclar
Há dois meses encarregado de comandar os trabalhadores da Usina Lixo Limpo da Prodesan, João Maria Batista Leonez está aprendendo a reciclar. Após começar a trabalhar com a reciclagem aprendeu a importância do tema e até já torce para que o setor cresça ainda mais. “Se pudéssemos ampliar nosso trabalho seria muito bom”.



O que Leonez está aprendendo, Décio Bezerra de Melo já sabe. Há seis meses trabalhando na separação dos materiais na usina, ele conta que recicla até lixo orgânico, fazendo adubo para as suas plantas. Décio conhece bem a importância do que faz. “Aqui fazemos um nobre trabalho”.



Recicle
Deve ser separado
Papel:
jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, cartolina, embalagens de ovo, envelopes, embalagens longa vida e caixas em geral.
Plásticos: copos, vasilhas, embalagens de refrigerante, frasco de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC, etc...
Vidro: copos, garrafas, potes, frascos e cacos.
Metal: chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, sucatas de ferro e cobre.

O que não deve
Papel:
etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe, papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos.
Plástico: tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliéster.
Vidro: espelho, lâmina, pirex, porcelana, cerâmica e tubos de TV.
Metal: clips, esponjas de aço e grampos.

Zona Noroeste será a grande meta no ano
Atualmente o programa Lixo Limpo recicla 1% de todo o lixo produzido ao mês em Santos. Mas de acordo com a bióloga Andréa Vieira Setúbal e a chefe de Programas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Débora dos Santos Mandaji, esse número deve alcançar os 5% até o final do ano.



De 2006 para 2007 o volume da coleta de lixo reciclável cresceu 21%. O montante coletado subiu de 1.467,91 toneladas para 1.775,47. As técnicas da Semam atribuem o crescimento à intensificação dos programas de conscientização nos morros de Santos e à expansão do programa Lixo Limpo para toda a Cidade. “Atendemos todos os bairros de Santos”.



“Implantamos o programa Nosso Bairro nos morros em 2007 e neste ano focaremos a Zona Noroeste”, conta Débora. Os programas de conscientização são realizados por jovens contratados pela Prefeitura da própria comunidade, que distribuem folders explicativos e incentivam a população a separar o lixo de suas residências.



Também será intensificado durante a temporada o Programa Nossa Praia, onde jovens distribuem sacos de lixo para os munícipes e turistas.



Para Débora e Andréa os catadores independentes também realizam um papel importante na reciclagem do lixo, por isso, elas afirmam que não encontram problemas na ação desses trabalhadores. “O importante é reciclar”.



Roteiro da coleta
Dos Programas Lixo Limpo e Cata Treco
2ª feira
8 horas – Estuário, Alemoa, Piratininga e São Miguel
                 Morros: Saboó, Penha, José Menino e Marapé
13 horas – Boqueirão

3ª feira
8 horas – Bom Retiro, Santa Maria, Vila Belmiro e Valongo
                 Morros: Boa Vista, Pacheco e Vila São Bento
13 horas – Campo Grande



4ª feira
8 horas – Centro, Vila Nova, Paquetá e Jardim Castelo
                 Morro: São Bento
13 horas – Marapé



5ª feira
8 horas – Rádio Clube, São Jorge, Jabaquara e Monte Serrat
                 Morros: Vila Progresso, Vila Telma e Vila Lindóia
13 horas – Gonzaga, Pompéia e José Menino



6ª feira
8 horas – Areia Branca e Vila Mathias
                Morros: Parque Montanha, Bufo, Fontana e Santa Maria
13 horas – Aparecida e Embaré



Sábado
8 horas – Caneleira, Saboó, Chico de Paula e Encruzilhada
                 Morros: Nova Cintra e Vila Progresso
13 horas – Macuco e Ponta da Praia



(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 16/01/2008)



Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais