A lata de refrigerante que você acabou de jogar fora pode virar matéria-prima na fabricação de uma bicicleta. E a garrafa do vinho de ontem pode se transformar em um frasco de perfume nas próximas semanas. Descubra aqui como isso é possível.

Há cinco anos, a relações-públicas Renata de Carvalho Natacci, 28 anos, aderiu à coleta seletiva de lixo. A iniciativa contou com a ajuda da mãe e da irmã. "O que nos motivou foi a história do chr39vamos fazer a nossa partechr39", conta ela.

Na prática, funciona assim: em diferentes sacos, elas separam vidro, metal, plástico, papel e lixo orgânico. O que será encaminhado para a reciclagem é lavado antes de ser descartado.

Quando os sacos estão cheios, o material é colocado nas latas específicas para esse uso, no condomínio onde moram, em São Paulo. Uma cooperativa recolhe tudo.

A ação da relações-públicas não se resume a sua casa. A idéia de reaproveitar foi levada para o escritório e, hoje, as folhas de papel são utilizadas dos dois lados por lá. A atitude de Renata não tem nada de isolada.

Atualmente, existe um grupo crescente de pessoas que adere à coleta seletiva de lixo. Prova disso é que o Brasil possui índices nesse quesito que estão à frente de muitos países europeus e dos Estados Unidos.

Segundo o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem, somos um exemplo de reaproveitamento de muitos materiais.

Reutilizamos 96,2% das latas de alumínio. Também lideramos a reciclagem de garrafas PET, com 47% de reuso. Esse número é superior ao da Alemanha e ao dos Estados Unidos.

Por que tudo isso? A ação de cada um pode, sim, fazer a diferença para diminuir o acúmulo de lixo nos aterros sanitários, reduzir a exploração do meio ambiente e muitos outros motivos que poderíamos citar.

Mas existe uma razão, em especial, que não podemos esquecer. Reciclar, que significa dar novo uso a algo que já "morreu", faz parte do ciclo da natureza - de vida e morte, para gerar uma nova vida.

Quando acumulamos garrafas plásticas, latas e embalagens de vidro em um aterro, quebramos esse movimento natural e acumulamos lixo, no sentido literal da palavra.

Aderir à reciclagem é, assim, fazer o ciclo da vida fluir.

Aprenda aqui quais são os materiais que voce pode separar para a coleta, e descubra aqui o caminho que eles fazem e o que se tornam.

(Fonte: Veiculado na Revista Bons Fluidos, em Novembro/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site: www.sicon.org.br



Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais