Os mistérios que envolvem a mente feminina já fizeram com que a mulher fosse descrita como "o mais ininteligível dos seres" por Clarice Lispector.

O psiquiatra santista Joel Rennó Júnior não ousa confrontar a renomada escritora. Mas acredita que, com embasamento científico e uma experiência de 13 anos lidando com a saúde mental da mulher, pode apontar caminhos que ajudem a decifrar alguns de seus segredos.

Essa é a proposta do livro Mentes Femininas, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 18, pela editora Ediouro. Nas 208 páginas divididas em 15 capítulos, o autor compartilha o conteúdo de pesquisas, dados e depoimentos que ajudam a elucidar temas como hormônios, tensão pré-menstrual, depressão pós-parto, climatério, ansiedade, infertilidade e dependência química.

Na obra, o leitor descobrirá, por exemplo, porque as mulheres são mais propensas a desenvolver doenças mentais como a depressão. "Além das alterações hormonais que ela sofre, contribuem para isso o estresse do trabalho e das obrigações domésticas do dia-a-dia", explica Rennó Júnior.

Logo, Mentes Femininas pode proporcionar aos homens uma maior compreensão em relação ao sexo oposto durante o período de tensão pré-menstrual ou numa eventual preocupação obsessiva pela boa forma. "O livro também é para aqueles que convivem com a mulher". O autor, no entanto, faz questão de dizer que seu livro não é de auto-ajuda.

Fundamental para a compilação foi o conhecimento adquirido por Rennó Júnior ao longo de seu trabalho como psiquiatra e diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher (ProMulher), do Hospital da Clínicas. "Lá a gente estuda os transtornos psíquicos relacionados ao ciclo reprodutivo feminino. As ênfases principais são o período pré-menstrual, gestacional, pós-parto e climatério".

No ProMulher, o médico e sua equipe foram se aperfeiçoando nos diversos períodos da vida feminina, como a perimenopausa ­ iniciado cerca de cinco anos antes da menopausa. "É uma fase onde há muitas oscilaçõesdeníveishormonais, as mulheres têm os fogachos (ondas de calor), dores musculares e irritabilidade. Ele aumenta, por si só, o risco da mulher entrar em depressão".

Joel Rennó Júnior 

O santista Joel Rennó Júnior é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Psiquiatria na mesma instituição, além de especializado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela University of London (Inglaterra). Ainda como médico residente, em 1995, ingressou no Programa de Atenção à Saúde Mental da Mulher (ProMulher), no Hospital das Clínicas, Capital. Desde 1999, é coordenador-geral do programa. É também membro-fundador da International Association for Women´s Mental Health e médico do Hospital Israelita Albert Einstein, onde participa do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que atende à população de mulheres gestantes e puérperas com transtornos psiquiátricos. Tem artigos publicados em diversos jornais e revistas e ministra palestras em empresas, universidades e congressos. Atualmente, escreve para o site www.vyaestelar.com.br.

SERVIÇO ­ O LANÇAMENTO SERÁ DIA 18, ÀS 19 HORAS, NA FNAC DE PINHEIROS, CAPITAL, NA AVENIDA PEDROSO DE MORAIS, 858. MAIS INFORMAÇÕES NO SITE WWW.EDIOURO.COM.BR/MENTESFEMININAS.


Fonte: A Tribuna - 08/11/2008.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais