Não é de hoje que a preocupação em manter o corpo saudável ultrapassou as praias e academias de ginástica. É questão de qualidade de vida. Nesse processo, uma alimentação saudável é indispensável. E para promovê-la, o nutrólogo Ricardo Seixas recomenda uma receita infalível: as refeições fracionadas.

O médico foi o terceiro palestrante da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada pelo Sistema A Tribuna de Comunicação, na sede do jornal.

Conforme explicou Seixas, comer fracionadamente significa se alimentar em curtos espaços de tempo, no caso, a cada três horas.

CORPO ABASTECIDO

O segredo, segundo ele, é manter o corpo constantemente abastecido, com pequenas porções, para que o organismo não tenha que se desdobrar em busca de energia. "Se você se mantém um dia inteiro com um pão, apenas, nas primeiras três horas o corpo vai captar 38% de energia. Uma hora e meia depois, 47%. Mais de seis horas depois essa captação pode chegar a 94%", exemplificou.

Isso significa que, além de sobrecarga, o organismo acabará absorvendo propriedades que não deveria como uma forma de compensação.

Nas refeições fracionadas, porém, deve-se evitar os doces, por exemplo. A receita é infalível. "Tem que comer de forma balanceada.

Assim, se você engordar não é porque comeu muito, mas porque comeu errado", frisou Ricardo Seixas.


Fonte: A Tribuna - 25/11/2008.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais