Diante da confirmação do Ministério da Saúde de que o vírus da gripe A, também chamada de gripe suína, está em circulação no Brasil, o diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Imbravisa), Rui Dammenhain, recomenda às pessoas que evitem pânico e automedicação. "Ao que parece, apesar de todos os esforços, a doença começa a ganhar maior intensidade, o que é normal em se tratando de gripe. A melhor coisa a fazer nestes casos é evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar as mãos com frequência, principalmente após espirrar e antes de comer, e procurar cuidados médicos, caso sinta sintomas da gripe como febre, dores no corpo, tosse e dor de garganta", informa o especialista. especialista em vigilância sanitária e saúde pública.

Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de transmissão do vírus dentro do território nacional sem vínculo com o exterior: um paciente do Estado de São Paulo, que morreu no dia 30 de junho. Até então as atenções estavam voltadas para o acompanhamento de pacientes que tinham visitado países em que há circulação do vírus ou contato com pessoas que voltaram de viagens internacionais. Até quinta-feira, dia 16, onze mortes foram atestadas no país por gripe A e os casos confirmados da doença chegavam a 1.175.

Fonte: Jornal da Orla

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais