Pelo grande número de atividades fisiológicas, além de seu poder antioxidante, a vitamina C pode ser considerada a rainha das vitaminas. "Ela gera benefícios para todo o corpo e isso se reflete na boa disposição, na resistência do organismo às doenças e na beleza da pele, dos olhos, dos cabelos e unhas", enfatiza Jeane Santos da Rosa, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

A vitamina C é encontrada nas frutas ácidas e também em muitas hortaliças e legumes, como  a cenoura, a batata, a couve, o brócolis, o tomate e até na alface. Para Jeane Rosa, é preciso desmistificar o senso comum de que ela degrada-se facilmente. "Em testes de laboratório, os resultados mostraram que as perdas são baixas mesmo à temperatura ambiente. A maior perda ficou em torno de 22% para o suco de laranja após 6 horas de preparo e exposto à temperatura ambiente", informa.

A pesquisadora conta que um copo de suco de laranja fornece 72% da quantidade diária recomendada de vitamina C para um homem adulto e um copo de acerola com laranja 3,7 vezes a ingestão recomendada. Mas é importante tomar alguns cuidados, como deixar o suco ao abrigo da luz e evitar calor excessivo. Frutos machucados, além de estragarem mais rápido, perdem mais vitamina C.
 

Aproveitamento da vitamina

Segundo Jeane Rosa, a higienização de frutas e hortaliças com água clorada, apesar de necessário, contribui para a degradação da vitamina C. Para minimizar as perdas ela indica não abrir, cortar ou machucar a fruta ou vegetal. "Quanto mais "inteiro" o alimento estiver menor o ataque do hipoclorito aos nutrientes dentro das células vegetais".

Sob ponto de vista químico da conservação da vitamina C, a pesquisadora afirma que o ganho é enorme quando adicionamos polpa de acerola a um suco qualquer. Já bater um suco com leite diminui a estabilidade da vitamina C, pois o pH do leite não favorece a estabilização da mesma. "Por isso, o morango com leite não é a melhor combinação para quem quer aproveitar o morango como fonte de vitamina ".


Em caixinha

Quanto aos sucos de "caixinha", muitos, na verdade, não são sucos e sim néctares, garante Jeane. O néctar é o suco com uma determinada quantidade de água, açúcar ou adoçante. Alguns fabricantes podem acrescentar ainda aroma idêntico ao natural (a mesma substância responsável pelo aroma na fruta, mas sintética), corantes, acidulantes e antioxidantes como a própria vitamina C. Ou seja, a vitamina C sintética pode ser adicionada pelo fabricante com a intenção de funcionar como antioxidante e proteger a aparência do suco (não deixá-lo com cor escura, diminuir algum gosto amargo, etc).

"Este tipo de bebida é válido pela praticidade, apesar de as quantidades de alguns nutrientes serem menores devido à diluição, mas ainda é nutritivo. Ler o rótulo para saber o que tem e quanto tem é fundamental. Diante da grande variedade de produtos e fabricantes sempre podemos optar por aqueles que adicionam menos substâncias artificiais", orienta.
 

Fonte: Jornal da Orla 10/01/2010

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais