Na quinta-feira (30) foi comemorado o dia do síndico. Este profissional que é amado ou odiado por alguns moradores, tem como tarefa administrar as finanças e conservar o condomínio onde mora.

A responsabilidade de ser síndico é grande e muitos prédios precisam de alguém com experiência para administrar bem o dinheiro dos condôminos, com o objetivo de fazer benfeitorias e manter o imóvel em excelentes condições.

O síndico remunerado é a alternativa encontrada por grandes condomínios ou prédios que, pela falta de interesse de moradores na administração do patrimônio, contratam este profissional.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista, Rubens Moscatelli, o síndico remunerado é uma atividade que está legalizada pelo Código Civil. “O artigo 1347 dá direito aos condôminos a contratar mão-de-obra terceirizada. Antigamente isso só seria possível se a convenção (leis internas do edifício) permitisse”.

De acordo com Moscatelli, a criação de um conselho fiscal é imprescindível para que os gastos não sejam excessivos. “Muitos moradores deixam tudo na mão de uma administradora e acabam se esquecendo de verificar as despesas”.

O presidente destaca que a preferência por estes profissionais deve-se à prática na administração condominial.

(Fonte: Veiculado no Jornal Boqueirão, em 02 a 8/12/2006)






Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais