Dia Mundial da Água

Cerca de 40% da água que é retirada de mananciais e rios são desperdiçados no País.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, uma triste constatação: o Brasil é o País com a maior reserva de água doce do mundo, porém, um dos que mais desperdiçam. Estimativa da Agência Nacional de Águas aponta que 40% da água retirada no País para consumo são desperdiçadas. Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde estima que 2,2 milhões de pessoas morrem todo ano por causa da escassez de água potável.

Uma das causas de o brasileiro tratar com tão pouco caso a água é que aqui o seu uso corre em direção oposta a dos países desenvolvidos que, desde a década de 70, vêm adotando programas de utilização racional do produto. Um deles é o desenvolvimento de tecnologias eficientes. Vários países tornaram obrigatória a adoção de equipamentos sanitários mais econômicos. A válvula de descarga, por exemplo, que ao ser acionada gasta até 30 litros de água, foi substituída por vasos com caixa acoplada, que utiliza 6 litros cada vez.

O presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista, Rubens Moscatelli, diz que uma família que aposenta a válvula hidra economiza 25% na conta de água. “A simples regulagem de entrada de água no prédio pode gerar economia de 30%”.

O consultor e especialista em projetos de uso racional de água, Paulo Costa, diz que em muitos casos o exemplo deveria vir dos órgãos públicos.

“Os prédios públicos poderiam adotar medidas racionalizadoras e utilizar fontes alternativas para a captação da água”.

Foi o que tentou fazer o delegado aposentado Cláudio Soares Bonsegno. Há três anos ele ingressou com representação no Ministério Público de Santos visando reduzir o que chama de ‘farra da água’ nos chuveirinhos da praia. Segundo ele, são desperdiçados diariamente milhares de litros para banhistas lavarem os pés, pranchas, etc. A medida não avançou e, conforme o Expresso pôde comprovar na última quarta, em alguns chuveiros a água vaza direto. “Com tanto desperdício quero ver como vão ficar as próximas gerações”, diz o aposentado Domingos da Cunha Bueno.

Veja as dicas e curiosidades:

10 mandamentos da economia de água

1 – Quando estiver lavando pratos com a mão, não deixe a água escorrer enquanto não está enxaguando. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar;
2 – Coloque para funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias e economize até 3.600 litros de água por mês;
3 – Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar suas calçadas;
4 – Se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu chuveiro por um mais eficiente;
5 – Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês;
6 – Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina;
7 – Feche a torneira enquanto escova os dentes e economize até 500 litros de água por mês;
8 – Feche a água enquanto ensaboa os cabelos e economize até 500 litros de água por mês;
9 – Feche a torneira enquanto faz a barba e economize até 1.000 litros de água por mês;
10 – Lave seu carro sobre o gramado e você molhará a grama ao mesmo tempo.

Curiosidades:
- O brasileiro gasta cinco vezes mais água do que o volume indicado pela Organização da Saúde, que é de 40 litros dia/pessoa;
- Na Baixada Santista o consumo médio diário é de 200 litros dia/pessoa;
- 97% das águas do planeta são salgadas e só 2,5% são doces e, destas, mais de dois terços não estão disponíveis para consumo;
- O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo. Mais da metade (54%) localiza-se na Amazônia e na bacia do Rio Tocantins;
- A falta de água potável e saneamento básico mata 6 mil crianças por dia em todo o mundo;
- Mais de 2,2 milhões de pessoas morrem todo ano e metade dos leitos hospitalares em todo o mundo estão ocupados por pacientes com doenças causadas pela escassez de água potável e de saneamento;
- Cultivar um quilo de arroz normalmente consome 3.000 litros de água. E uma pessoa come, em média 58 quilos de arroz por ano;
- Fabricar a farinha utilizada para assar um pão francês consome 70 litros de água;
- Um sexto da população mundial não tem acesso à água;
- Se nada for feito, até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade. 
(Fonte: Unesco, OMS e banco Mundial)

Condomínio de Santos dá exemplo de uso com economia
Um condomínio comercial no Centro de Santos já está fazendo sua parte para reduzir o desperdício. O síndico do Central Avenue, Kurt Freudenthal, conta como foi possível reduzir em até 30% o gasto dos condôminos. “Contratamos uma empresa especializada. Foram trocadas todas as descargas por caixas acopladas e foi feita a regulagem das torneiras”.

Um controle diário do medidor ajuda a verificar se nada sai do normal. “Sempre que há algum pico no consumo chamamos os técnicos para verificarem o que pode estar ocorrendo e solucionar”.

A empresa fica com uma participação dos recursos que são economizados. Já o condomínio pode utilizar a margem da economia obtida para manter estáveis os valores das parcelas cobradas dos inquilinos e proprietários. “É bom para todo mundo e também para o meio ambiente”.

O proprietário da empresa Hidrotech, Roberto Carvalho, responsável pela consultoria, conta que o Central Avenue economizou, em 27 meses cerca de 1,69 milhões de litros de água. Por mês são 13 mil litros a menos.

“Todo o mês, com os projetos que desenvolvemos com nossos clientes são economizados entre 12 e 15 milhões de litros, o suficiente para garantir o consumo de 1500 famílias da periferia”.

(Fonte: Veiculado no Jornal Expresso Popular, em 22 e 23/03/2008)




Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais