Assuntos abordados: garagens coletivas (utilização, uso inadequado e penalidades), aplicação de multas por descumprimento da Convenção (formalidades a serem observadas e formas de cobrança), jornada de trabalho (tipos: comum ou especial e regulamentações) e vale-transporte (momento da solicitação, obrigações do empregador, bem como as obrigações do empregado).

*** O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes fizeram suas perguntas e respostas

Amélia Natali - Embaré, pergunta: Quando se faz reforma no prédio e sujam a janela e eles dizem que não pode lavá-las, o que faço?
Dr. Rubens Moscatelli: Toda e qualquer contratação feita pelo condomínio, que diz respeito a lavagem de fachada, deve ser regulamentado por um contrato que discipline as responsabilidades do condomínio e da empresa. Normalmente, a responsabilidade é daquele que presta o serviço, mas o condomínio também poderá ser responsabilizado.

Ângela Maria - José Menino, pergunta: Estão fazendo uma obra no meu prédio que está ocupando metade da garagem, isto é legal?
Dr. Rubens Moscatelli: Em princípio nada impede que tal incômodo ocorra. Tudo irá depender da forma em que foi realizada a aprovação da obra e do cronograma dos serviços.
 
Cristina Lopes - Gonzaguinha, pergunta: O Condomínio é obrigado a pagar o sindicato? E o zelador pode usar a garagem?
Dr. Rubens Moscatelli: Toda categoria econômica organizada através de sindicato é obrigada a proceder ao recolhimento em favor da entidade social. Com relação à utilização da garagem pelo zelador, dependerá sempre da existência ou não de vaga específica determinada na convenção condominial.
 
Uriel Villas Boas, pergunta: Abraços a todos. Acho muito importante as explicações do Dr. Rubens. Tenho apenas uma sugestão o síndico poderia e deveria interagir mais com os condôminos.
Dr. Rubens Moscatelli: A interação do síndico com os condôminos é uma forma de administrar o patrimônio comum de forma transparente. A lei define que acima do síndico, na condição de administrador dos interesses comuns, está a assembléia geral e esta tanto pode ser convocada por ele, como pelos interessados conforme quorum definido em lei.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais