Assuntos abordados: gestão participativa (papel dos membros do Corpo Diretivo: síndico, subsíndico e conselheiros), contrato de trabalho x terceirização (diferenças e encargos no Condomínio) e regulamentações estaduais aplicadas no Condomínio (elevador, coleta seletiva de lixo e lei de posse de animais).

*** O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes fizeram suas perguntas e respostas

Paulo César - Centro – Cubatão, pergunta: Dr. Rubens, por que alguns síndicos acham que são o Presidente da República?
Dr. Rubens Moscatelli: O comportamento do síndico é decorrente de nossa própria participação no condomínio. Às vezes em razão de sua atribuição como gestor condominial, obrigando-o a cobrar atitudes dos demais condôminos ele até poderá ser visto como um ditador. O importante é que todos participem da gestão, não esquecendo que a carga de responsabilidade do síndico é muito maior, pois decorre expressamente da lei.

José Ricardo - Vila Valença – São Vicente, pergunta:
Eu trabalho no prédio 12 horas por dia, sou terceirizado. Quais são os meus direitos, caso eu saia do emprego?
Dr. Rubens Moscatelli: Nesse caso a melhor alternativa é procurar o sindicato de sua categoria profissional, ou mesmo um advogado que poderá lhe orientar mais detalhadamente, baseando-se em fatos e documentos.

Marilene de Araújo - Gonzaga - Santos, pergunta: Acho muito proveitoso o programa com o Dr. Rubens. Parabéns!
Dr. Rubens Moscatelli: Muito obrigado. Esse é o papel do SICON, sempre esclarecer e aprofundar os debates e soluções para a comunidade condominial.

Uriel Villas Boas, pergunta: Estamos reativando o Conselho de Segurança do Bairro do Campo Grande e gostaríamos que você pudesse incentivar os síndicos a esse respeito.
Dr. Rubens Moscatelli: Os CONSEG’s são instrumentos atribuídos à comunidade visando a aproximação com as autoridades públicas que lidam com o assunto da segurança. A participação nesses conselhos deve ser qualificada como parte da cidadania e todos nós deveríamos comparecer e apresentar sugestões e críticas sobre esse tema.

José Ricardo - Vila Valença – São Vicente, pergunta:
Trabalho muitas horas por dia e não tenho horário de almoço. Outro dia faltei porque estava doente. Levei atestado e mesmo assim eles me deram falta. Quais são os meus direitos?
Dr. Rubens Moscatelli: Nesse caso, o Senhor deve procurar o sindicato de sua categoria profissional levando a documentação relativa ao assunto e as informações para que possa ser verificado o que é o seu direito.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais