Assuntos abordados:
* Síndico eleito e síndico contratado. O síndico é empregado do edifício? O que deve ser observado para a escolha do síndico? É possível que o condomínio seja administrado sem um síndico escolhido pela assembléia?
* Defeitos na construção do edifício. Qual o prazo para  reclamar? Quais as consequências para o condomínio se o prazo não for atendido?
* Indenização por morte e invalidez do empregado. O que compõem esse direito e onde se acha regulamentado? Principais dificuldades: falta de previsão  orçamentária pelo condomínio e dificuldades para recebimento quando é feito seguro de vida e acidentes pessoais.
* Animais de estimação em condomínio. Quais são os limites para o porte de animais em edifícios e condomínios? Qual o entendimento que tem prevalecido em juízo? Quais os critérios utilizados para avaliar a situação no caso concreto.

*** O texto abaixo reproduz exatamente como os participantes fizeram suas perguntas.

Roseli de Jesus – Centro (São Vicente):
Pergunta:
É possível criar dois gatos no apartamento? Eles entram em outros apartamentos também.
Dr. Rubens Moscatelli: Os critérios para a posse e manutenção de animais em apartamento está fundamentado na observação da higiene, segurança e salubridade, os quais devem ser fiscalizados pelo síndico. Assim, se estes critérios estiverem sendo atendidos não há qualquer obstáculo, pois os gatos não são animais agressivos por sua natureza.


Paulo Pedro – Boqueirão (Santos):
Pergunta:
Moro num prédio de esquina e do outro lado tem um colégio. Queremos colocar uma cerca elétrica, mas estamos preocupados com as crianças. O que fazer?
Dr. Rubens Moscatelli: A colocação de cercas elétricas deve obedecer à legislação, no que se refere à sua instalação e manutenção, sendo que uma das mais importantes exigências é a de que o interessado providencie a aprovação através de um engenheiro devidamente habilitado pela Prefeitura. Assim, uma vez atendidos os critérios legais não há motivo para se preocupar.


Alzira Silva – São Vicente:
Pergunta: Objetos podem ser deixados pelos moradores na garagem?
Dr.Rubens Moscatelli: Os condomínios dotados de garagem coletiva normalmente prevêem em suas convenções e regulamentos internos que esse tipo de conduta é proibido. Contudo, mesmo que o condomínio não possua essa proibição expressa na convenção ou no regulamento interno, o fato é que a legislação proíbe expressamente tal fato.


Orlando Beraldo – Pompéia (Santos):
Pergunta: O síndico aqui é encrenqueiro. Ele pode mudar de administradora sem convocar uma reunião conosco?
Dr. Rubens Moscatelli: A escolha de um administrador externo ao condomínio, seja pessoa física ou jurídica, é da atribuição exclusiva do síndico, pois se trata de uma pessoa de sua confiança. Contudo, conforme determinado pela legislação há necessidade de que o síndico comunique o fato aos demais condôminos através de assembléia geral.


Nenê Fernandes – José Menino (Santos):
Pergunta: Aqui no meu prédio estão instalando várias antenas da NEXTEL. Isso pode? Como devemos agir? Quem faz essa medição?
Dr. Rubens Moscatelli:  A instalação de qualquer equipamento no edifício deve observar, quanto à estrutura alguns parâmetros, que deverão ser assumidos pela empresa interessada. Por outro lado, é necessária a expedição de alvará perante a Prefeitura, que também é obtida pela empresa que irá utilizar a área comum do condomínio. No que se refere à instalação, deverá a mesma ser obtida em assembléia que conte com a unanimidade dos condôminos, já que esse equipamento poderá interferir na estrutura da edificação.



Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais