Além de ecologicamente correta, a iniciativa gerou uma economia de 30% na obra.

Ampliar a área social do prédio sem gerar alto custo e danos ao meio ambiente. Com esse objetivo, o síndico do “Condomínio Ana Costa”, no bairro da Encruzilhada, em Santos, optou pela utilização de madeira e vidro na construção do salão de festas do condomínio.

A obra tem um diferencial: a maior parte do material foi adquirida em demolições e reformas de edifícios. “Ao passar em frente de um prédio que estava sendo destruído, tive a ideia de aproveitar a madeira, portas e janelas”, conta o síndico José Roberto Mathias, que também é marceneiro.

Ele revela que após muita negociação com várias empresas e ferros-velhos, o condomínio adquiriu portas, vidros e madeira a um preço bem abaixo do mercado. “Conseguimos 22 portas, uma pia, luminárias e madeira para o acabamento. Como a maior parte do material é de segunda mão, tivemos uma economia média de 30% no custo total da obra”, destaca Mathias.

Além da economia, o síndico optou pela madeira para construir o espaço . “A maioria dos salões de festas é erguida com alvenaria, que gera grande impacto ao meio ambiente, como o acúmulo de entulho. A escolha da madeira foi a melhor saída para o meio ambiente, além de gerar um espaço mais aconchegante e diferente dos demais”, explica Mathias.

Hábito – O salão de festas não é o primeiro ambiente do “Condomínio Ana Costa” montado a partir de material reutilizável. Além da área verde, os jardins disponibilizam aos moradores um agradável espaço social. “Usamos a criatividade para equipar os jardins com bancos, mesas e cadeiras de segunda mão”, afirma Mathias. O resultado foi uma área de convivência para conversar, ler e interagir com o condomínio, que também ficou mais bonito com estátuas também adquiridas em demolições e reformas de edifícios da cidade.


Assessoria de Imprensa Sicon
Michella Guijt
E-mail: imprensa@sicon.org.br
Tels (13) 3226-3083 / (13) 9127-3000
 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais