Em 2005, as transações feitas pela rede virtual sobrepuseram aquelas realizadas pessoalmente no caixa, ampliando a vantagem que havia se estabelecido no ano de 2004.

Aproximadamente 5,85 bilhões de operações bancárias foram executas pela internet em 2005. Diretamente no caixa, totalizaram apenas 3,72 bilhões. Fazendo uma retrospectiva ao ano de 2003, a realidade era completamente diferente, pois as transações via internet chegaram a 2,63 bilhões, enquanto no caixa bateram os 4,45 bilhões. Os dados pertencem a um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"A internet trouxe várias comodidades para o cliente. Ele não precisa mais sair de sua casa para fazer suas operações bancárias. As pessoas podem até agendar pagamentos de contas, além de poder cuidar de suas contas mesmo viajando", diz Luiz Marques de Azevedo, consultor da Febraban.

Dados estatísticos...
Um rápido crescimento no número de pessoas com acesso ao internet banking também ocorreu nos últimos anos. De um universo de 8,3 milhões de pessoas em 2000, chegou-se ao número de 26,3 milhões no fim de 2005, ano em que se registrou um aumento de 45,3% em relação a 2004.

As operações de pessoa física e jurídica feitas em 2000, via internet representaram 3,7% do total de transações bancárias. No ano passado, já haviam alcançado cerca de 17% do total. Além da explosão do uso da internet, os postos de auto-atendimento também têm ganhado considerável terreno nos últimos anos. Em 2000, foram contabilizadas 6,16 bilhões de operações por esse meio. No ano de 2005, somaram 10,79 bilhões.

Aspectos positivos...
Para os bancos, essa informatização dos clientes é bastante vantajosa, pois acarreta uma queda em seus custos operacionais.

"As instituições financeiras só tem a comemorar essa mudança no perfil dos seus clientes. Caem os custos operacionais e se reduz a necessidade de ampliar o quadro de funcionários. Esse movimento se refletiu também na diminuição no volume de cheques compensados, que eram mais onerosos para os bancos", afirma Edson Carminatti, analista financeiro do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad).

O número de cheques compensados em 2005 baixou 7,93%, se comparado ao ano de 2004. No ano passado, foram 1,94 bilhão de cheques compensados e em 2000, foram aproximadamente 2,64 bilhões.

O acesso aos serviços bancários está vivendo uma crescente e numa escala comparativa de 2000 a 2005, o número de contas correntes saltou de 63,7 milhões para 95,1 milhões.
Indiscutivelmente os bancos tiveram grandes benefícios com a mudança no perfil das operações. Mais do que a redução de custos, eles não foram obrigados a ampliar expressivamente o número de agências e o corpo de funcionários para acomodar o crescimento da bancarização no País.
  
(Fonte: Jornal Folha de São Paulo)

 
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