Moradores devem enfrentar um aumento de até 10% no valor dos condomínios a partir de novembro. A previsão é do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon). O reajuste de 5,5% concedido aos funcionários, que têm data-base em 1º de outubro, e o pagamento do 13º são apontados como motivos para a alta.

“O impacto no valor do condomínio será maior para quem não fez, desde o começo do ano ou até já em 2005, a previsão orçamentária incluindo esses gastos”, explica o presidente do Sicon, Rubens José Reis Moscatelli. “Se o prédio tem muitas contas, se está com problema de caixa ou elevada taxa de inadimplência, o impacto deverá ser maior”.

Segundo ele, os condomínios são obrigados por lei a fazer uma previsão de seus gastos, já somando despesas como tarifas de água e luz, que também pesam bastante.

“Mas nem todos cumprem o que determina a legislação e agora a conta fica mais cara”.

Para Rubens, as administradoras ou os síndicos deveriam se habituar a programar seus gastos, incluindo projeções de reajustes de tarifas básicas, aumentos salariais e o pagamento do 13º.

“Basta pegar as despesas do ano e aplicar um aumento de 10% nos gastos, o que deverá ajudar a cobrir esses custos e os valores serão diluídos ao longo dos 12 meses”.

Para 2007, por exemplo, ele estima que o impacto do reajuste salarial poderá ser um pouco maior, pois serão discutidas não só as cláusulas econômicas, mas também as sociais. “Entre elas estão horas extras e vantagens como tempo de serviço, o que poderá puxar o índice um pouco para cima”.

(Fonte: Veiculado no Jornal Expresso Popular em 05/10/2006)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais