São nada mais, nada menos que 17 anos (6.205 dias ou 14.8920 horas) ouvindo reclamações, pedidos, solucionando problemas e, principalmente, exercitando diariamente a paciência. Para o síndico Grimaldo Nóvoa Rosmaninho, do Edifício Ravenna, serviço é o que não falta. De vez em quando, alguém reclama do som alto do vizinho - e adivinhe quem é chamado para interferir nesta delicada situação? À disposição do condomínio até de madrugada, ele já precisou escalar o telhado para efetuar um conserto – felizmente, sobreviveu para contar seu feito. “Por causa disso, mandei instalar lâmpadas no local”. Com ele, tudo é assim, politicamente correto. 



Grinaldo faz questão de ser o primeiro a pagar o condomínio e de analisar detalhadamente item por item dos cálculos feitos pela administradora. “Se tiver um dado errado, eu mando de volta”. A esposa, Ana Maria, conta que quem “sofre” é a família. “A gente não pode fazer nada diferente, sair um pouquinho da linha”, conta, rindo da situação.



Às vezes, um síndico precisa até tomar uma atitude drástica e, com ele, a história não foi diferente. Tudo aconteceu por conta do gasto excessivo de água na garagem por moradores que insistiam em lavar os carros naquela área. Depois de inúmeras tentativas de conscientização, ele teve que apelar para uma atitude drástica. “Precisei colocar cadeado nas torneiras”. 



Mesmo tendo que ser duro de vez em quando, ainda assim a esposa o classifica como o rei da paciência. Afinal, nunca é tarde ou cedo demais para acionar o síndico. “Às vezes, no feriado, quando pensamos que poderíamos dormir até mais tarde, vizinhos acordam a gente logo cedo para resolver algum problema simples”. Vida de síndico é assim: sem férias e sem feriado.



Conscientização

O mês do síndico foi comemorado em várias escolas da Baixada Santista. O Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon) criou o concurso Meu Condomínio. Centenas de crianças desenharam o edifício onde vivem e criar uma frase sobre a vida em condomínio. As 12 melhores frases ou desenhos serão premiados com R$ 100,00 cada. Além disso, os desenhos mais bonitos irão ilustrar o calendário de 2003 confeccionado pelo sindicato.



O objetivo é fazer com que as crianças aprendam a valorizar o condomínio e a conviver melhor no ambiente que compartilham. Preservando e cuidando do edifício, os moradores ajudam o síndico. O Sicon quer integrar as crianças aos assuntos condominiais. Afinal, quando crescerem, eles serão futuros condôminos que participarão das decisões tomadas nos condomínios ou, quem sabe, futuros síndicos”.













Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais