Site é aliado na resolução de problemas

O Programa Casa Segura, criado em 2005 para orientar a população sobre a necessidade de modernizar as instalações elétricas nos edifícios, contribuindo para diminuir os riscos de acidentes e promover a economia de energia, agora pode ser acessado também pela internet.

No site www.programacasasegura.org), síndicos e moradores de prédios podem encontrar informações sobre como diagnosticar os problemas e que tipo de intervenção fazer em cada caso, além de ter acesso a uma lista de profissionais capacitados para executar os serviços.

O trabalho desenvolvido pelos técnicos do programa ganhou visibilidade desde o ano passado, quando fizeram um levantamento para avaliar as condições das instalações elétricas dos prédios de São Paulo. A amostragem de 150 edifícios, localizados em 12 bairros diferentes da cidade, demonstrou que praticamente 100% dos prédios com idade superior a 20 anos apresentam alguma irregularidade em termos de dimensionamento e condições de segurança na rede elétrica.

De acordo com Milena Guimarães Prado, coordenadora de marketing do Casa Segura, essa primeira amostragem revelou um quadro preocupante, que precisa de intervenção urgente”. “Verificou-se que 98% dos prédios não têm o fio-terra ou não seguiram as recomendações técnicas adequadas para sua instalação, 53% apresentam aquecimento excessivo nas fiações e 100% têm problemas na descida do pára-raios”, resume.

Milene explica que São Paulo tem 16 mil edifícios com idade superior a 20 anos, tempo aproximado da vida útil dos materiais utilizados na montagem das redes elétricas. A maioria deles não modernizou as instalações, nem redimensionou as necessidades nesse período. “Essa inadequação representa riscos. O principal deles é a ocorrência de incêndios devido à sobrecarga e ao superaquecimento dos fios. Outra constatação da pesquisa é que, apesar da instalação do fio-terra ter se tornado uma exigência legal desde 1980, muitos edifícios até hoje não fizeram as adaptações necessárias”, esclarece Milena.

Os dez mandamentos da casa segura
Não faça gambiarras. Instalações elétricas provisórias ou precárias podem provocar choques elétricos e incêndios;
Evite o uso de benjamins ou Ts para evitar sobrecarga. Prefira sempre instalar mais tomadas;
Instale o fio-terra e dispositivos DR. Evite choques elétricos;
Verifique se os fios e disjuntores estão adequados para a carga elétrica de sua instalação. Garanta segurança e economia;
Use circuitos separados para iluminação e tomadas;
O quadro de luz deve estar sempre limpo, ventilado e desimpedido, longe de botijões de gás;
Nunca toque em equipamentos elétricos enquanto estiver em banheiras ou com o chuveiro ligado;
Não desligue um equipamento elétrico da tomada pelo fio e, sim pelo plugue. Desligue a energia do circuito ao trocar lâmpadas;
Áreas como cozinha, lavanderia e banheiro merecem atenção especial, pois a combinação água/eletricidade pode ser perigosa;
Procure sempre um profissional qualificado para realizar serviços de eletricidade.

(Fonte: Veiculado no Jornal Folha de São Paulo, em 02/12/2006)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br







Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais