Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas que você pode ver nas estradas, que levam a energia por longas distâncias.

Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua.

Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz. É ele que mede o consumo de energia de cada residência.

A energia elétrica está sujeita as interrupções. Durante todo esse caminho, as linhas de transmissão e as redes de distribuição estão sujeitas aos raios, às tempestades e aos ventos fortes. Galhos de árvores também chegam a tocar os cabos elétricos em vários pontos da rede.

Esses fatores são os grandes responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia. A necessidade de manutenção ou ampliação da rede também causa interrupções programadas.

Usando a energia com consciência
Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o País a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta.

Existem três maneiras de usar a energia eficientemente:

Hábitos inteligentes – use os equipamentos elétricos de maneira correta como está indicado no seu manual;
Equipamentos eficientes – na hora de comprar verifique se o equipamento tem este selo de eficiência (INMETRO/PROCEL);
Projetos inteligentes – ao reformar ou projetar sua casa utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, pinte as paredes com cores claras e com melhor isolamento térmico. Utilize ventilação apropriada, circuitos elétricos bem dimensionados e formas de aquecimento de água mais adequadas à sua necessidade.

Saiba quem é quem em sua casa
Cada aparelho elétrico é responsável por uma parte do que você paga da sua conta de luz. Veja agora quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício de energia e economizar.

Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Representa 25 a 35% do valor da sua conta.

Ar condicionado
O ar-condicionado representa de 2 a 5% do valor de sua conta de luz. Para economizar, tome os seguintes cuidados:
- Instale o aparelho em local com boa circulação de ar;
- Mantenha portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo;
- Limpe sempre os filtros. A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais;
-Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.

Torneira elétrica
A torneira elétrica consome muita energia, portanto se possível, use-as somente em caso de necessidade. Evite também ligá-la no verão,quando geralmente a água já é mais quente.

Lâmpada
A iluminação representa 15 a 25% do valor de sua conta. 
Veja como é simples economizar:
- Evite acender lâmpada durante o dia, acostumando-se a usar mais a iluminação natural;
- Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa;
- Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados;
- Utilize somente lâmpadas 127 ou 220 volts, compatíveis com a voltagem da rede da CPFL;
- Lâmpadas de voltagem menor do que a da rede duram menos e queimam com facilidade;
- Limpe sempre as lâmpadas e luminárias;
- Cada ambiente deve ter um tipo de iluminação adequada. Tanto a falta, como o excesso de iluminação prejudicam a visão;
- Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem instale, se possível, lâmpadas fluorescente. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia. Para você ter uma idéia, uma lâmpada fluorescente (tubular, compacta ou circular) de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts. Se, para iluminar sua cozinha, você utiliza uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts (circular), você estará economizando 1/3 da energia e tendo uma durabilidade de 5 a 10 vezes maior. Assim você estará economizando energia e tendo a mesma luminosidade.

Geladeira
A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz. Para economizar, siga estas dicas:

- Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;
- Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;
- Ajuste o termostato de acordo com o manual de instruções do fabricante;
- Degele e limpe a geladeira com freqüência;
- Não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado;
- Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Assim, você não ficará abrindo a porta da geladeira sem necessidade;
- Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes líquidos destampados na geladeira. Assim você não exigirá um esforço maior do motor;
- Não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro de plástico ou de outros materiais;
- Na hora de comprar uma geladeira nova, prefira um modelo de tamanho compatível com as necessidades de sua família;
- Lembre sempre de verificar o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia INMETRO/PROCEL.

Televisor
O televisor representa de 10 a 15% do valor de sua conta de luz. Para economizar, siga estas dicas e economize mais:

- Evite deixar o televisor ligado sem necessidade;
- Tome sempre cuidado para não dormir com o televisor ligado.

Máquina de lavar roupa
A máquina de lavar roupa representa de 2 a 5% do valor de sua conta de luz. Para economizar, siga as dicas:

- Procure ligar a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Isso vai ajudá-lo a economizar energia e água;
- Limpe frequentemente o filtro da máquina;
- Utilize somente a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante, para que você não tenha que repetir a operação “enxaguar”;
- Leia com atenção o manual do fabricante e aproveite ao máximo a capacidade de sua máquina de lavar.

Ferro elétrico
O ferro elétrico representa de 5 a 7% do valor de sua conta de luz.  Procure usá-lo corretamente:
- Acumule o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes. O aquecimento do ferro também consome muita energia;
- Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tecido;
- Sempre que você precisar interromper o serviço, não esqueça de desligar o ferro. Assim você poupa energia e ainda evita o risco de acidentes.

Porque é importante evitar o uso de energia no horário de pico
Entre 18 e 21 horas, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros. Este é o chamado horário de pico (horário de ponta) de consumo de energia elétrica.

A energia elétrica, depois de produzida, não pode ser armazenada.

Seria necessário construir novas usinas e linhas de transmissão só para atender o horário de pico. E isso teria custos sociais ambientais elevadíssimos. Por esta razão, a CPFL e o Governo Federal através do PROCEL, Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, desenvolveram uma série de projetos junto às indústrias e aos grandes consumidores, para diminuir o consumo nesse horário.

Você também pode contribuir como consumidor e como cidadão, para que a energia elétrica não falte: evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário. Utilize-os por menos tempo e um de cada vez e, se possível, escolha outra hora para seu banho. Esse pequeno esforço, por parte de cada cidadão, trará benefícios ao meio ambiente e garantirá o conforto de todos.

Para saber o valor do consumo dos equipamentos da sua casa, consulte a placa atrás de cada equipamento ou o manual do fabricante, multiplicando a potência pelas horas de uso durante o mês.

(Fonte: Cartilha CPFL Energia)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais