Verão

Principal cuidado a ser tomado é conservar os filtros em bom estado

Com o forte calor previsto para esta temporada de verão, cresce a preocupação por causa do uso dos aparelhos de ar condicionado em residências e em pontos de grande concentração, como shopping centeres e locais de trabalho.

Especialistas alertam para a necessidade de realizar manutenções periódicas nesses equipamentos para evitar o surgimento de doenças nas vias respiratórias e nos olhos.

O médico oftalmologista Eduardo Paulino explica que o aparelho deve ter  filtros periodicamente limpos, eliminando assim fatores que contribuem para a ocorrência de moléstias como conjuntivite viral”. “Que se não for tratada da forma correta, pode evoluir para uma infecção na córnea”.

Quem trabalha diariamente exposto ao ar condicionado também está sujeito ao ressecamento dos olhos. “O sintoma mais comum é a ardência na hora da leitura, provocada pelo ressecamento da lágrima. Este quadro pode ser resolvido com um colírio lubrificante que deve ser recomendado por um profissional da área”.

O mesmo tipo de cuidado vale para os aparelhos instalados em automóveis. “Neste caso, o ideal é trocar os filtros a cada seis meses ou dentro do período estabelecido pelo fabricante”.

Outro fator que pode indicar problemas á a vermelhidão na região dos olhos. “O ideal é procurar um especialista que irá receitar o medicamento mais adequado para o caso”.

Hidratação
De acordo com o médico pneumologista Alex Gonçalves Macedo, as pessoas devem procurar se hidratar quando tiverem que ficar expostas ao ar condicionado. ”Quem trabalha em ambiente fechado com estes aparelhos deve consumir diariamente cerca de 1,5 litro de água”.

Conforme salientou, nesta época do ano é comum observar em seu consultório casos de doenças provocadas ou agravadas por ambientes refrigerados. “As pessoas precisam evitar sair e entrar do ambiente diversas vezes durante o dia”.

Ele também ressaltou a importância da limpeza dos filtros desses equipamentos. “Se isso não for feito, pode acabar concentrando germes e ácaros que contribuem para agravar quadros de bronquite alérgica, por exemplo”.

Macedo explicou que ambientes maiores, como shoppings centers, não precisam ser evitados por causa do problema. “Quem sofre de rinite alérgica ou asma só precisa ter um pouco de cautela nestes locais. Não é necessário abrir mão do passeio de lazer”.

Climatização
Considerado o maior centro de compras da Cidade, o Praiamar Shopping, na Aparecida, possui 200 lojas, um hipermercado e 10 salas de cinema. E mantém um sistema de climatização dentro de seus 130 mil metros quadrados da área construída, que é vistoriado diariamente por técnicos de uma empresa contratada pela administração do local.

A troca dos filtros desses equipamentos é feita quinzenalmente e mensalmente, conforme a necessidade.

De acordo com o gerente operacional do shopping, Marcio Azevedo, a Prefeitura também realiza inspeções de rotina para avaliar a qualidade do ar no interior do complexo. “Nós nos antecipamos e também fazemos este controle, para verificar se o ar que o cliente respira é saudável. Há cerca de dois anos recebemos um prêmio pelo resultado positivo obtido nestas avaliações”.

(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 10/01/07)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais