As responsabilidades dos profissionais que trabalham em condomínio cresceram. As novas atribuições hoje incluem principalmente a segurança preventiva. “É o treinamento mais solicitado pelos condomínios, tanto para zeladores, quanto para porteiros e faxineiros”, afirma Rosângela Oliveira, gerente de Recursos Humanos da administradora Hubert. 

Mas a atenção maior deve vir de quem fica na portaria. “Eles não são vigilantes, mas estão à frente do condomínio”, explica Rosângela. Por isso, condomínios têm cobrado procedimentos mais rigorosos na identificação de visitantes. Nos cursos, eles aprendem como identificar e cadastrar a entrada de moradores e estranhos, a observar as placas dos carros, pedir para moradores abrirem a janela do carro, se houver dúvidas e monitorar circuito de câmeras. 

Para Cleuza Afonsso, diretora de Recursos Humanos do Grupo Riema, que administra e constrói imóveis, a recente escalada da violência tem deixado os moradores preocupados. “Cada vez que há notícia de uma invasão de prédio, os condomínios pedem treinamentos. Vira uma loucura.” 

A postura e a atitude dos funcionários são outras preocupações das administradoras de condomínios. O perfil dos cargos, principalmente o de porteiro, tem mudado ao longo do tempo. “Cerca de dez anos atrás, ele só abria e fechava o portão. Agora se quer um profissional que saiba o que fazer, saiba agir.” 

Segundo Cleuza, as aulas ensinam como conversar com as pessoas, receber visitas, administrar pessoas irritadas e com dúvidas. A orientação é que prestem atendimento cortês, mas sem excessos. “Existe um vício comum entre os porteiros que é a intimidade com os moradores. Isso é uma atitude antiprofissional porque quando começa a ocorrer troca de favores, o trabalho fica prejudicado”, observa. 

(Fonte: Veiculado no Jornal O Estado de S. Paulo)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais