Instalação elétrica mal cuidada funciona, mas pode se tornar uma bomba e causar acidentes fatais ou a perda do patrimônio. 

Hoje em dia é estranho para quem vive na Região Metropolitana ouvir que muita gente ainda não tem acesso à eletricidade. Viver sem luz é quase impossível, pois dependemos dela a todo o instante, seja para um banho quente, seja para ter acesso às informações ou até para se comunicar com rapidez.

Entretanto há alguns detalhes com relação à energia elétrica que devemos avaliar. A eletricidade está presente em quase tudo no cotidiano e quase sempre só nos damos conta da sua importância quando há um corte de energia, por exemplo. Por este motivo acabamos não dando tanta importância a ela e na hora de construir ou reformar muita gente economiza na compra dos componentes da instalação e até mesmo na mão-de-obra.

É a cultura do “Tanto faz, vai ficar embutido mesmo”. A eletricidade só é levada a sério quando causa um acidente, como um incêndio ou choques elétricos fatais. Diante deste cenário é que estamos aqui para orientar sobre a necessidade de se realizar uma revisão periódica nas suas instalações elétricas, o que deve acontecer após 10 anos da construção e depois a cada 5 anos, pelo menos.

A pergunta do leitor seria: porque devo me preocupar com a instalação elétrica se ela esta funcionando? Vamos analisar alguns fatos. 

Toda instalação elétrica deve ser concebida de forma a garantir a segurança e o conforto dos usuários, para isso ela deve ser projetada por um profissional com habilitação e registrado no conselho da categoria (neste caso os profissionais são engenheiros ou técnicos eletro técnicos com registro no CREA). De posse deste projeto, que vai garantir que sua instalação elétrica esteja segura, ela deve ser instalada por profissionais qualificados (eletricistas) e utilizado produtos que tenham certificação (preferencialmente com o selo do INMETRO), que garantirá que os produtos são de qualidade e atendem às normas de segurança. E por último (mas não menos importante), o projeto deve ser avaliado de acordo com uma norma técnica (NBR 5410) para que possa ter a certeza que toda a instalação esteja segura.

Com estes passos seguidos, você tem uma instalação digna de ser utilizada, pois garantirá que qualquer problema que ocorra em relação a erros na utilização, os dispositivos de segurança atuarão protegendo os usuários. Um exemplo é a possibilidade de um choque elétrico na geladeira. Em uma instalação correta, um dispositivo conhecido como DR (vamos ver sobre ele no próximo boletim) deverá estar instalado e atuará imediatamente, não permitindo que a pessoa seja afeta.



A outra pergunta: o que tem a ver a periodicidade da manutenção de uma instalação elétrica? Sabemos que os produtos e equipamentos se desgastam com o tempo e que há o aumento de cargas instaladas (faça uma avaliação da sua casa em relação aos equipamentos que você usava há 20 anos e os que você possui agora). Com isso as instalações elétricas ficam sobrecarregadas e vão se deteriorado. Por isso a manutenção freqüente é necessária, adequando a instalação às novas realidades dos seus equipamentos e restabelecendo assim a sua segurança. 

Lembre-se: uma instalação elétrica mal cuidada funcionará por um determinado tempo, porém ela se torna uma bomba armada que pode explodir a qualquer momento e causar acidentes fatais e a perda de patrimônio. 

(Fonte: Veiculado no site Programa Casa Segura)



Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br




Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais