Edifícios
Engenheiro diz que outros acidentes podem ocorrer

O engenheiro civil calculista Pedro Marcão, professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), afirmou que problemas estruturais em edifícios devem ser avaliados por técnicos especializados. Ele prevê que como o que ocorreu no Edifício Village devem tornar a acontecer na região.

Na noite de segunda-feira, um terraço despencou do primeiro andar do condomínio, situado na Avenida Siqueira Campos, 651, no Embaré.

“Infelizmente, a lei municipal diz apenas que tem que ser engenheiro civil. O ideal é que fosse um engenheiro civil com especialização em cálculo, um calculista”, disse Marcão.

O professor, que dá aulas de especialização em cálculo, acredita que a ocorrência de novos acidentes com sacadas na Cidade ‘é uma questão de tempo’.

De acordo com ele, a região é particularmente prejudicial às ferragens das estruturas. “Os cloretos marinhos estão na atmosfera e desgastam as estruturas de ferro”.

Marcão disse que desde 2004 o País tem novas normas para a construção de estruturas em concreto. “São mais rígidas, mas muitos prédios foram construídos há 30,40 anos já com lajes em balanço (terraços)”, explicou.

Para ele, os problemas começam geralmente com as infiltrações de água nos telhados.

Marcão afirmou que erros de cálculo são raros e que os desmoronamentos quase sempre estão ligados à má-conservação.

Preocupação
O acidente no edifício Village despertou a preocupação de moradores de apartamentos que têm este tipo de ambiente. Tecnicamente chamadas de “laje em balanço”, estão entre as estruturas mais delicadas, segundo os técnicos, e merecem atenção especial.

Ontem, dois dias depois da queda, o clima entre os moradores também era de apreensão.

Eles estudam pedir uma assembléia para discutir a situação das cerca de 200 varandas dos 72 apartamentos do conjunto.

A dentista Sueli Augusto, moradora do Village, afirmou que em novembro foi apresentado aos moradores um projeto de reforma.

“Depois disso, o condomínio contratou um rapaz para cuidar das varandas. Ele estava trabalhando na que caiu e não se feriu por sorte”, afirmou a dentista. “Por sorte, também, não havia ninguém no corredor de entrada do prédio”, concluiu.

As quedas e pequenos pilares no entorno das muretas e rachaduras nos pisos são comuns nos terraços dos quatro prédios.

Seosp intima Condomínio
O Departamento de Obras e Serviços Públicos intimou o Condomínio Village a realizar um laudo específico sobre as varandas. O secretário de Obras e Serviços públicos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, afirmou que a fiscalização da secretaria periodicamente intima os responsáveis por moradias coletivas (prédios) que apresentem riscos aparentes.

A lei complementar que obriga a elaboração de laudos para apresentação junto à Prefeitura prevê que os proprietários devam contratar empresas especializadas ou um engenheiro civil para emitir os laudos. A periodicidade varia com a idade e tamanho da construção.

Denúncia
A pedido do Ministério Público, a 5ª vara criminal de Santos aceitou a denúncia de homicídio culposo contra Hélio Pereira da Silva, acusado de negligência no acidente que matou o varredor Cícero da Silva, em abril de 2005. Pedaços de concreto que desprenderam de um prédio no Centro de Santos. O promotor Pablo Greco espera que a acusação sirva de exemplo para outros responsáveis por edificações em mau estado.

Destaques
Outras quedas

Em fevereiro de 2004, dois terraços desabaram do Edifício Granville, na Avenida Washington Luiz. Em 1994, uma varanda despencou de um prédio na Djalma Dutra.

(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 10/05/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

 


Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais